sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Psicologia Aprendizagem - Aulas 21 a 24

Psicologia da Aprendizagem

Semana 6 – Aulas 21 a 24


Design Thinking e Educação em Valores


Design Thinking é uma metodologia que integra colaboração multidisciplinar e interativa à criação de produtos, sistemas e serviços inovadores, com foco no usuário final. Adaptando esta ideia para o ambiente escolar, devemos considerar o aluno como “usuário final” e utilizar o conceito de Design Thinking centrado no ser humano.

O Design Thinking centrado no ser humano tem esse nome porque o processo de concepção de serviços inovadores, começa por examinar as necessidades, sonhos e comportamentos das pessoas a serem afetadas pelas soluções projetadas, ouvindo e comprendendo-as; ou seja, o foco são as pessoas que utilizarão os serviços.


Dentre os processos de Design Thinking existem três processos principais: ouvir (entender), criar (prototipar soluções) e implementar (testar).

Na escola, é recomendavel trabalhar projetos que tenham como foco os conteudos baseados na tematica dos Direitos Humanos, pois desta forma, o processo educacional pode cumprir uma dupla função: instruir e ao mesmo tempo, formar o aluno para a cidadania.


Assembleias Escolares e Construção de Valores


As Assembleias Escolares podem ser definidas como uma metodologia para a resolução de conflitos. Os conflitos interpessoais podem muitas vezes parecer um problema, mas podem ser um bom material para trabalhar a formação psicologica e social dos seres humanos e se trabalhados com frequencia no cotidiano escolar podem se tornar um caminho para a construção de sociedades e culturas mais democraticas, com mais tolerancia e respeito.

A resolução de conflitos pressupõe incorporar no cotidiano das escolas, um trabalho sistematizado com os sentimentos e os afetos, tendo como objetivo, não somente aprender e solucionar conflitos, mas também desenvolver a inteligência social e emocional.

As Assembleias Escolares são uma importante ferramenta na resolução de conflitos, pois é o momento institucional da palavra e do dialogo, e tem por finalidade promover a participação das pessoas nos espaços de decisão, e estimular a convivencia coletiva e o relacionamento entre as pessoas.

Os tipos mais comuns de Assembleias Escolares são: as Assembleias de Classe (feita pelos alunos, dentro da sala de aula), Assembleia Docente (realizada pelos professores), Assembleia de Escola (realizada por representantes de alunos, docentes, gestores e funcionarios da escola) e Foruns Escolares (assembleia ampla que envolve toda a comunidade no entorno da escola).

A realização das assembleias deve seguir uma serie de procedimentos, são eles: a mobilização do grupo, a sistematização da periodicidade, definição dos assuntos que podem ser debatidos em uma assembleia, preparação da pauta, registro de atas siimplificadas e a coordenação da assembleia.


O Forum Escolar é um tipo de assembleia mais ampla que procura envolver a comunidade e articular os seus diversos segmentos, tendo o objetivo de desenvolver ações mobilizadoras no convivio escolar em torno de temas, como etica, democracia e cidadania.




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