Psicologia da Aprendizagem
Semana 6 – Aulas 21 a 24
Design Thinking e Educação em Valores
Design Thinking é uma metodologia
que integra colaboração multidisciplinar e interativa à criação de produtos,
sistemas e serviços inovadores, com foco no usuário final. Adaptando esta ideia
para o ambiente escolar, devemos considerar o aluno como “usuário final” e
utilizar o conceito de Design Thinking centrado no ser humano.
O
Design Thinking centrado no ser humano tem esse nome porque o processo de
concepção de serviços inovadores, começa por examinar as necessidades, sonhos e
comportamentos das pessoas a serem afetadas pelas soluções projetadas, ouvindo
e comprendendo-as; ou seja, o foco são as pessoas que utilizarão os serviços.
Dentre
os processos de Design Thinking existem três processos principais: ouvir
(entender), criar (prototipar soluções) e implementar (testar).
Na
escola, é recomendavel trabalhar projetos que tenham como foco os conteudos
baseados na tematica dos Direitos Humanos, pois desta forma, o processo
educacional pode cumprir uma dupla função: instruir e ao mesmo tempo, formar o
aluno para a cidadania.
Assembleias Escolares e Construção de Valores
As
Assembleias Escolares podem ser definidas como uma metodologia para a resolução
de conflitos. Os conflitos interpessoais podem muitas vezes parecer um
problema, mas podem ser um bom material para trabalhar a formação psicologica e
social dos seres humanos e se trabalhados com frequencia no cotidiano escolar
podem se tornar um caminho para a construção de sociedades e culturas mais
democraticas, com mais tolerancia e respeito.
A
resolução de conflitos pressupõe incorporar no cotidiano das escolas, um
trabalho sistematizado com os sentimentos e os afetos, tendo como objetivo, não
somente aprender e solucionar conflitos, mas também desenvolver a inteligência
social e emocional.
As
Assembleias Escolares são uma importante ferramenta na resolução de conflitos,
pois é o momento institucional da palavra e do dialogo, e tem por finalidade
promover a participação das pessoas nos espaços de decisão, e estimular a
convivencia coletiva e o relacionamento entre as pessoas.
Os
tipos mais comuns de Assembleias Escolares são: as Assembleias de Classe (feita
pelos alunos, dentro da sala de aula), Assembleia Docente (realizada pelos
professores), Assembleia de Escola (realizada por representantes de alunos,
docentes, gestores e funcionarios da escola) e Foruns Escolares (assembleia
ampla que envolve toda a comunidade no entorno da escola).
A
realização das assembleias deve seguir uma serie de procedimentos, são eles: a
mobilização do grupo, a sistematização da periodicidade, definição dos assuntos
que podem ser debatidos em uma assembleia, preparação da pauta, registro de
atas siimplificadas e a coordenação da assembleia.
O
Forum Escolar é um tipo de assembleia mais ampla que procura envolver a comunidade
e articular os seus diversos segmentos, tendo o objetivo de desenvolver ações
mobilizadoras no convivio escolar em torno de temas, como etica, democracia e
cidadania.
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