sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Educ. Inclusão Social - Aulas 21 a 24

Educação e Inclusão Social

Semana 6 – Aulas 21 a 24


Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva/Surdez


O atendimento educacional especializado foi regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e nela está previsto o atendimento aos individuos com deficiência auditiva/surdez, preferencialmente em salas de aula comuns.

A deficiência auditiva está relacionada à situação biológica do individuo, onde existe uma perda da capacidade de audição. A surdez, por sua vez, tem uma característica cultural, sendo a mais marcante a questão linguística, sendo detentora de uma cultura especifica, pois se utiliza a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em paralelo com a língua portuguesa.

A perda auditiva é aferida em uma unidade de medida chamada BEL, sendo o decibel, sua subunidade mais conhecida. Esta perda pode ser classificada em faixas de acordo com a faixa de perda da audição e em consequencia, da sua capacidade de escutar parte ou a totalidade dos sons.

Assim como as demais deficiências protegidas pela educação especial, ao atendimento educacional especializado preve o uso de sala de recursos, proposta de elaboração de um plano individualizado de ensino, presença de um interprete de Libras no contexto escolar e a adaptação ou adequações curriculares, quando necessário.




Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Física


A deficiência física é definida como uma alteração parcial ou completa de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física. O comprometimento da função depende do tipo de lesão e o segmento corporal afetado, tendo características neurológicas, como: paralisia cerebral, poliomielite, hidrocefalia, etc., ou então, caracteristicas não-neurologicas, tais como: amputação, nanismo e malformação de membros.

Para atender as necessidades dos estudantes com deficiência fisica é importante que ocorra a promoção de ações inclusivas, que vão desde a adequação arquitetonica, o fornecimento de recursos mateiais e adaptações/alterações da metodologia de ensino.

O Atendimento Educacional Especializado preve a realização de um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagogicos para complementar ou suplementar a formação do ensino regular. Esse atendimento será feito por professor especializado e as atividades ocorrerão nas salas de recursos multifuncionais onde o estudante podera experimentar várias opções de equipamentos até encontrar o que melhor se ajuste a sua condição e contará com o apoio do professor para aprender a utilizar este recurso e tirar o máximo proveito da tecnologia assistiva.

A tecnologia assistiva é a área do conhecimento que engloba produtos, recursos e serviços que objetivam promover a funcionalidade e permitir a inclusão social das pessoas com deficiência fisica, de forma que possam ter uma vida com autonomia, independencia e qualidade de vida.




O Atendimento Educacional Especializado na prática


Nas aulas 23 e 24 é exibido um video realizado em uma escola da zona leste de S.Paulo que mostra como funciona, de forma prática, o atendimento educacional especializado em uma escola da rede municipal de ensino.

Neste exemplo, podem-se observar os materiais existentes nas salas de recursos e em conversas com a professora especializada,  com a professores de classe e gestores da escola é descrito como funciona o processo de interação entre os professores como o objetivo de adaptar o currículo e todo o ambiente escolar, de forma a atender as necessidades individuais dos alunos com algum tipo de deficiência e ao mesmo tempo promover a inclusão deste aluno nas atividades da escola.

Estas duas aulas demonstram que não é um processo simples, mas que é possivel e quando ocorre, apresenta bons resultados.





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