Educação e Inclusão Social
Semana 6 – Aulas 21
a 24
Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Auditiva/Surdez
O atendimento educacional
especializado foi regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e
nela está previsto o atendimento aos individuos com deficiência
auditiva/surdez, preferencialmente em salas de aula comuns.
A
deficiência auditiva está relacionada à situação biológica do individuo, onde
existe uma perda da capacidade de audição. A surdez, por sua vez, tem uma
característica cultural, sendo a mais marcante a questão linguística, sendo
detentora de uma cultura especifica, pois se utiliza a LIBRAS (Língua
Brasileira de Sinais) em paralelo com a língua portuguesa.
A
perda auditiva é aferida em uma unidade de medida chamada BEL, sendo o decibel,
sua subunidade mais conhecida. Esta perda pode ser classificada em faixas de
acordo com a faixa de perda da audição e em consequencia, da sua capacidade de
escutar parte ou a totalidade dos sons.
Assim
como as demais deficiências protegidas pela educação especial, ao atendimento
educacional especializado preve o uso de sala de recursos, proposta de
elaboração de um plano individualizado de ensino, presença de um interprete de
Libras no contexto escolar e a adaptação ou adequações curriculares, quando
necessário.
Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Física
A deficiência física é definida como
uma alteração parcial ou completa de um ou mais segmentos do corpo humano,
acarretando o comprometimento da função física. O comprometimento da função
depende do tipo de lesão e o segmento corporal afetado, tendo características neurológicas,
como: paralisia cerebral, poliomielite, hidrocefalia, etc., ou então,
caracteristicas não-neurologicas, tais como: amputação, nanismo e malformação
de membros.
Para
atender as necessidades dos estudantes com deficiência fisica é importante que
ocorra a promoção de ações inclusivas, que vão desde a adequação arquitetonica,
o fornecimento de recursos mateiais e adaptações/alterações da metodologia de
ensino.
O
Atendimento Educacional Especializado preve a realização de um conjunto de
atividades, recursos de acessibilidade e pedagogicos para complementar ou
suplementar a formação do ensino regular. Esse atendimento será feito por professor
especializado e as atividades ocorrerão nas salas de recursos multifuncionais
onde o estudante podera experimentar várias opções de equipamentos até
encontrar o que melhor se ajuste a sua condição e contará com o apoio do
professor para aprender a utilizar este recurso e tirar o máximo proveito da
tecnologia assistiva.
A
tecnologia assistiva é a área do conhecimento que engloba produtos, recursos e
serviços que objetivam promover a funcionalidade e permitir a inclusão social
das pessoas com deficiência fisica, de forma que possam ter uma vida com
autonomia, independencia e qualidade de vida.
O Atendimento Educacional Especializado na prática
Nas
aulas 23 e 24 é exibido um video realizado em uma escola da zona leste de
S.Paulo que mostra como funciona, de forma prática, o atendimento educacional
especializado em uma escola da rede municipal de ensino.
Neste
exemplo, podem-se observar os materiais existentes nas salas de recursos e em
conversas com a professora especializada, com a professores de classe e gestores da
escola é descrito como funciona o processo de interação entre os professores
como o objetivo de adaptar o currículo e todo o ambiente escolar, de forma a
atender as necessidades individuais dos alunos com algum tipo de deficiência e
ao mesmo tempo promover a inclusão deste aluno nas atividades da escola.
Estas
duas aulas demonstram que não é um processo simples, mas que é possivel e
quando ocorre, apresenta bons resultados.
Nenhum comentário :
Postar um comentário