sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Psicologia Aprendizagem - Aulas 5 à 8

Psicologia da Aprendizagem

Semana 2 – Aulas 05 a 08

Temas Transversais na Educação


Os objetivos da educação são a instrução de conteúdo definidos por cada cultura/sociedade e a formação ética e moral, voltada para a cidadania.

As origens das disciplinas que compõe estrutura curricular tem origem na Grécia clássica e eram mais voltados para o desenvolvimento cientifico e tecnológico, até que recentemente alguns estudiosos passaram questionar se essa estrutura, pois ela tem contribuído pouco para a formação ética e moral.

Pensando nisso, alguns educadores tem procurado disseminar na educação, os chamados: temas transversais, ou seja, adotar temáticas que combinem diferentes campos do conhecimento, como se tivessem outra dimensão. Estas temáticas devem estar ligadas ao cotidiano tendo como objetivo a melhoria da sociedade e da humanidade.

Os temas transversais buscam combinar o conhecimento cientifico com uma educação em valores, atenta a dimensão ética e moral e incorporam na educação novos temas e problemas sociais, de forma a aproximar o conteúdo da vida das pessoas e ajudar o encontro de soluções para os problemas que a sociedade reconhece como prioritários e promover transformações sociais.

Existem formas diferentes de trabalhar o ensino transversal. Uma primeira concepção as disciplinas transversais são o eixo principal do currículo, ou seja, apesar de usar alguns temas ligados ao cotidiano das pessoas, o foco principal continua sendo as disciplinas tradicionais. Em uma segunda concepção a formação ética e moral passa ser o eixo principal do currículo e as disciplinas tradicionais deixam de ser a finalidade e passam a ser o meio para trabalhar os valores e conectar a escola à vida das pessoas.

Uma das formas mais utilizadas para trabalhar a transversalidade e a interdisciplinaridade é pedagogia baseada na Estratégia de Projetos. A Estratégia de Projetos tem como objetivo a intervenção em sala de aula com oposição aos programas curriculares rígidos, onde existe a transversalidade do conhecimento com abordagem nos temas do cotidiano, de forma a trabalhar simultaneamente os estudos disciplinares e a formação ética. Nesta forma de trabalho, o aluno é o protagonista do processo e tem participação ativa em todas as fases que compõe o projeto. Além disso, como o trabalho é desenvolvido em grupo, os alunos são estimulados a desenvolver a tolerância e respeito mútuo.


Figura 2 - Esquema com os passos para o desenvolvimento de um projeto.





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