Psicologia da Aprendizagem
Semana 2 – Aulas 05
a 08
Temas Transversais na Educação
Os
objetivos da educação são a instrução de conteúdo definidos por cada
cultura/sociedade e a formação ética e moral, voltada para a cidadania.
As
origens das disciplinas que compõe estrutura curricular tem origem na Grécia
clássica e eram mais voltados para o desenvolvimento cientifico e tecnológico,
até que recentemente alguns estudiosos passaram questionar se essa estrutura,
pois ela tem contribuído pouco para a formação ética e moral.
Pensando
nisso, alguns educadores tem procurado disseminar na educação, os chamados: temas
transversais, ou seja, adotar temáticas que combinem diferentes campos do
conhecimento, como se tivessem outra dimensão. Estas temáticas devem estar ligadas
ao cotidiano tendo como objetivo a melhoria da sociedade e da humanidade.
Os
temas transversais buscam combinar o conhecimento cientifico com uma educação
em valores, atenta a dimensão ética e moral e incorporam na educação novos
temas e problemas sociais, de forma a aproximar o conteúdo da vida das pessoas
e ajudar o encontro de soluções para os problemas que a sociedade reconhece
como prioritários e promover transformações sociais.
Existem
formas diferentes de trabalhar o ensino transversal. Uma primeira concepção as
disciplinas transversais são o eixo principal do currículo, ou seja, apesar de
usar alguns temas ligados ao cotidiano das pessoas, o foco principal continua
sendo as disciplinas tradicionais. Em uma segunda concepção a formação ética e
moral passa ser o eixo principal do currículo e as disciplinas tradicionais
deixam de ser a finalidade e passam a ser o meio para trabalhar os valores e
conectar a escola à vida das pessoas.
Uma
das formas mais utilizadas para trabalhar a transversalidade e a
interdisciplinaridade é pedagogia baseada na Estratégia de Projetos. A
Estratégia de Projetos tem como objetivo a intervenção em sala de aula com
oposição aos programas curriculares rígidos, onde existe a transversalidade do
conhecimento com abordagem nos temas do cotidiano, de forma a trabalhar
simultaneamente os estudos disciplinares e a formação ética. Nesta forma de
trabalho, o aluno é o protagonista do processo e tem participação ativa em
todas as fases que compõe o projeto. Além disso, como o trabalho é desenvolvido
em grupo, os alunos são estimulados a desenvolver a tolerância e respeito
mútuo.
Figura 2 - Esquema com os
passos para o desenvolvimento de um projeto.
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