sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Meio Ambiente - Aulas 3 e 4

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Semana 2 – Aulas 03 e 04

Educação Ambiental


De Educação Ambiental e Ambientalismo são dois conceitos intimamente ligados. A preocupação ambiental é anterior à educação ambiental, mas existe uma forte preocupação dos ambientalistas a dar todo o suporte para que a educação ambiental seja disseminada.

Em 1972, o relatório “Limites de Crescimento” publicado pelo Clube de Roma e a conferência das Nações Unidas para o Meio ambiente são marcos importantes relacionados a Educação ambiental no âmbito mundial. Deve-se destacar também, a Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental realizada em 1977 e mais recentemente, em 1987, o relatório “Nosso Futuro Comum” onde foi utilizado pela primeira vez o termo: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

No Brasil, o surgimento da Educação Ambiental está vinculado aos movimentos sociais e políticos. Ao final dos anos 70 e início dos anos 80, com o fim da ditadura militar ocorre o ressurgimento dos movimentos sociais e entre eles, o Ambientalismo, movimento que reivindica o repensar a relação do homem com o meio ambiente.

Em 1988, a Constituição determina que o poder pública deve promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino. Outro destaque brasileiro relacionado a educação ambiental, foi a Conferencia ECO-92 que foi realizada no Rio de Janeiro que resultou na Agenda 21, documento onde estão relacionados quais devem ser os princípios e ações para o século XXI.

Algumas definições sobre o que é e quais os objetivos da Educação Ambiental podem ser considerados Mitos e Chavões, e não refletem corretamente qual é a realidade no processo de educação ambiental.

É comum ouvirmos que é preciso conscientizar as pessoas com relação aos problemas ambientais, que as pessoas precisam de mais informação para serem mais ecológicas, que a educação ambiental deve ser destinada as crianças, que é preciso mais leis para forçar as pessoas a serem mais ecológicas, entre outros. A educação ambiental deve ser algo maior que estes chavões, é preciso que a educação ambiental atinja a todos e seja um processo que motive as pessoas a repensar seu modo de ser e alterar seus valores pessoais; e consequentemente, agir de forma consciente, com respeito à vida, ao próximo e a natureza.

A educação ambiental pode ser dividida em duas vertentes: a Conservadora/Reformista/Tradicional e a Emancipatória/Crítica/Popular.

A Conservadora/Reformista tem como característica a concepção que a humanidade como deflagradora e ao mesmo tempo vítima da crise ambiental; e a sua problemática é decorrente da falta de conhecimentos apropriados. A crise ambiental pode ser solucionada por meio da reforma e implementação de melhorias ambientais, sem mexer nos fundamentos, pois o problema não estaria no sistema, mas nos indivíduos que atuam irracionalmente. Neste pensamento, a transformação da sociedade se daria por meio da somatória de comportamentos adequados dos indivíduos.

A Crítica/Emancipatória tem como característica procurar identificar os sujeitos sociais específicos com diferentes níveis de responsabilidade e acredita que a crise ambiental é uma manifestação de uma crise da civilização e neste caso, cada um fazer a sua parte, não solucionará os problemas ambientais. Nesta concepção, o processo educativo deve privilegiar uma postura dialógica e comprometida com as transformações estruturais, por meio de ações individuais e também, coletivas. Esta vertente acredita que o processo educativo deve ser um ato político, como prática social.

Diferentes visões provocam propostas educativas distintas; ou seja, dependendo da concepção de educação ambiental que o indivíduo acredita pode resultar em projetos e ações diferentes.

A Educação ambiental não se restringe aos aspectos ecológicos e pode ser divididas em dimensões, tais como: os Conhecimentos, a Participação e Cidadania, os Valores Éticos e a Política.

Com relação aos aspectos legais da educação ambiental, leis e portarias regulam esta atividade; e podemos citar duas de destaque. A primeira delas é a Política Nacional de Educação Ambiental de 1999 onde foi definido que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação brasileira e deve estar presente em todos os níveis do processo educativo. A segunda delas é o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 que tem como uma de suas diretrizes, promover os princípios de respeito aos direitos humanos, a diversidade e a sustentabilidade socioambiental.




Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário