sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Educ. Inclusão Social - Aulas 5 à 8

Educação e Inclusão Social

Semana 2 – Aulas 05 a 08

Integração x Inclusão


Nas videoaulas 04, 05 e 06 foi exibido um debate promovido pela Univesp TV sobre os modelos de Integração e de Inclusão na educação.  Neste debate que reuniu profissionais da educação, pais e estudantes pode-se observar que a Educação Inclusiva ainda não é uma unanimidade.

Ficou claro que estamos vivendo um período de transição e parte da sociedade, inclusive parte dos educadores ainda defende o modelo de integração, com instituições especializadas na educação dos indivíduos com necessidades especiais.

Porém me chamou a atenção as declarações de um aluno que estudou em uma escola normal, num modelo de inclusão e aprendizado junto com os demais alunos, sem separação. Seu depoimento me chamou a atenção, pois ele mostrou estar muito mais preparado para enfrentar a realidade, sem medos ou receios e de forma independente. Ou seja, a educação inclusiva não o preparou apenas para ler e escrever, mas, preparou para a vida.

No mesmo debate, havia outra aluna que foi educada no modelo de integração, e demonstrou estar muito menos preparada para enfrentar as situações do cotidiano, demonstrando ainda ter grande dependência da instituição onde recebeu educação.

Ao comparar o grau de desenvolvimento destes dois estudantes, pude sentir que a ideia da educação inclusiva vale muito a pena e demonstrou ser um modelo que prepara melhor as pessoas com necessidades especiais.


Estatísticas sobre a Educação Inclusiva

Dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)  demonstram que atualmente a grande maioria dos alunos com necessidades especiais já estudam no sistema de educação inclusiva. Logicamente a mudança aconteceu de forma gradativa e a educação integracionista que era predominante, no ano de 2008 foi suplantada pela educação inclusiva.


No último registro do INEP, no ano de 2013, demonstrou que três de cada quatro alunos se matricularam em escolas comuns, perfazendo mais de 640.000 alunos com necessidades especiais estudando no modelo de educação inclusiva.


Organismos Públicos voltados à defesa das pessoas com deficiência

Além de ser um dos países com uma legislação avançada, o Brasil também apresenta uma serie de organismos destinados a administrar politicas publicas voltadas as pessoas com deficiência, principalmente nos âmbitos federais e estaduais. Estes organismos são responsáveis pela elaboração e execução de politicas públicas destinadas a promover a inclusão e a proteção das pessoas com necessidades especiais. No âmbito federal, merecem destaque os seguintes organismos: a Secretaria de Direitos Humanos, o Ministério da Educação, o Ministério de Desenvolvimento Social e o Ministério da Saúde. No Estado de São Paulo destacam-se a Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Secretaria da Educação.




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