Psicologia de Desenvolvimento
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Semana 3
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Atividade das videoaulas 9 à 12
Aprendizagem, Indisciplina, Violência e Preconceito
A educação é um direito garantido pela Constituição, e no seu texto está discriminado que o processo de aprendizado deve ser realizado segundo a capacidade de cada um. Ou seja, qualquer dificuldade de aprendizagem não deveria ser um impeditivo para o acesso pleno à educação.
A dificuldade em aprender não pode ser explicada a partir de um único prisma e mesmo entre os educadores não existe um consenso sobre os motivos que provocam este tipo de situação. Desinteresse do aluno, falta de apoio da família, má infraestrutura das escolas e despreparo dos professores são alguns pontos são apontados com frequência como fatores que levam a dificuldade de aprendizagem.
São vários aspectos a serem considerados e todos estão interligados. Por exemplo, muitos educadores relacionam a dificuldade de aprendizagem como um dos motivadores para a indisciplina e atos de violência.
Estas dificuldades não são problemas isolados e além dos fatores já citados como causa, devemos considerar outra forte possibilidade, que as raízes destes problemas estejam relacionadas à concepção do papel da escola e as relações professor/aluno.
No passado, o professor e a escola através de medidas autoritárias estabeleciam um forte controle disciplinar. Este sistema hierárquico e autoritário, ainda é empregado por alguns educadores, mas de forma um pouco mascarada.
Atualmente, a violência física não é um expediente adotado pelos educadores, mas algumas ações realizadas por alguns professores podem ser considerados como atos de violência. Humilhações, menosprezo, palavras pejorativas são exemplos de atos de violência praticados contra os alunos.
Logicamente que a violência na escola não se resume a praticada pelos professores. Existe a violência que praticada pelos alunos contra os professores e a própria escola, inclusive com a destruição do patrimônio da escola e ameaças contra os educadores.
Enfrentar a indisciplina exige dos profissionais da educação uma postura democrática e dialógica; ou seja, os educadores devem tratar os alunos como parceiros, estabelecer uma proximidade, negociar as ações e principalmente demonstrar respeito para com seus alunos.
Além disso, os educadores podem e devem combater as dificuldades de aprendizagem, adotando metodologias que respeitem as individualidades dos seus alunos e promovam o seu desenvolvimento de forma natural.
Os educadores devem trazer para o ambiente escolar, temas do cotidiano e métodos de ensino cooperativos. Devem oferecer um ensino que provoque no aluno um desejo de aprender, passar valores democráticos e de respeito a diversidade. Também devem trabalhar a valorização pessoal como forma de melhorar a autoestima dos alunos.
Outro ponto importante que os profissionais da educação devem trabalhar com seus alunos, refere-se ao combate aos preconceitos e a discriminação. Preconceito é uma disposição psicológica de caráter individual e está ligado ao pensamento negativo sobre outra pessoa ou grupo de pessoas. O preconceito pode ocorrer em decorrência da influencia da sociedade, principalmente na infância. Quando um preconceito foge do âmbito de pensamento e é externado através de ações, recebe o nome de discriminação.
Com a construção da identidade, as pessoas podem rever seus preconceitos e passar a discordar dos estereótipos disseminados pela sociedade. A escola e os educadores são fundamentais no processo de construção da identidade, promovendo a integração entre os alunos como forma de combater preconceitos, a discriminação e incentivar o respeito à diversidade.
A dificuldade em aprender não pode ser explicada a partir de um único prisma e mesmo entre os educadores não existe um consenso sobre os motivos que provocam este tipo de situação. Desinteresse do aluno, falta de apoio da família, má infraestrutura das escolas e despreparo dos professores são alguns pontos são apontados com frequência como fatores que levam a dificuldade de aprendizagem.
São vários aspectos a serem considerados e todos estão interligados. Por exemplo, muitos educadores relacionam a dificuldade de aprendizagem como um dos motivadores para a indisciplina e atos de violência.
Estas dificuldades não são problemas isolados e além dos fatores já citados como causa, devemos considerar outra forte possibilidade, que as raízes destes problemas estejam relacionadas à concepção do papel da escola e as relações professor/aluno.
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Indisciplina: Desrespeito ou sinal de dificuldades de aprendizagem? |
Atualmente, a violência física não é um expediente adotado pelos educadores, mas algumas ações realizadas por alguns professores podem ser considerados como atos de violência. Humilhações, menosprezo, palavras pejorativas são exemplos de atos de violência praticados contra os alunos.
Logicamente que a violência na escola não se resume a praticada pelos professores. Existe a violência que praticada pelos alunos contra os professores e a própria escola, inclusive com a destruição do patrimônio da escola e ameaças contra os educadores.
Enfrentar a indisciplina exige dos profissionais da educação uma postura democrática e dialógica; ou seja, os educadores devem tratar os alunos como parceiros, estabelecer uma proximidade, negociar as ações e principalmente demonstrar respeito para com seus alunos.
Além disso, os educadores podem e devem combater as dificuldades de aprendizagem, adotando metodologias que respeitem as individualidades dos seus alunos e promovam o seu desenvolvimento de forma natural.
Os educadores devem trazer para o ambiente escolar, temas do cotidiano e métodos de ensino cooperativos. Devem oferecer um ensino que provoque no aluno um desejo de aprender, passar valores democráticos e de respeito a diversidade. Também devem trabalhar a valorização pessoal como forma de melhorar a autoestima dos alunos.
Outro ponto importante que os profissionais da educação devem trabalhar com seus alunos, refere-se ao combate aos preconceitos e a discriminação. Preconceito é uma disposição psicológica de caráter individual e está ligado ao pensamento negativo sobre outra pessoa ou grupo de pessoas. O preconceito pode ocorrer em decorrência da influencia da sociedade, principalmente na infância. Quando um preconceito foge do âmbito de pensamento e é externado através de ações, recebe o nome de discriminação.
Com a construção da identidade, as pessoas podem rever seus preconceitos e passar a discordar dos estereótipos disseminados pela sociedade. A escola e os educadores são fundamentais no processo de construção da identidade, promovendo a integração entre os alunos como forma de combater preconceitos, a discriminação e incentivar o respeito à diversidade.
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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.
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