quinta-feira, 28 de maio de 2015

Psicologia de Desenvolvimento - Aulas 21 à 24

Psicologia de Desenvolvimento

Aula 24
Aula 23
Aula 22
Aula 21

Semana 6


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Atividade das videoaulas 21 à 24




A escola e a construção de valores



Atualmente, a escola tem assumido o papel de auxiliar na formação de valores morais, de ética e cidadania. Neste processo, cada disciplina deve reservar um espaço para tratar estes temas de forma integrada com os conteúdos da disciplina. Sobre tudo, deve-se pensar em conteúdos relacionados a cidadania, onde ocorra a integração dos interesses individuais com os interesses coletivos.

A construção de valores é uma responsabilidade coletiva da escola e da família; cabendo a escola, o papel de complementar ao papel da família. A tarefa da escola é sobretudo despertar a consciência ou despertar condições que a medida que vão se desenvolvendo que sejam capazes de refletir e pensar autonomamente, para que possam incorporar os valores, de forma que eles apareçam nas ações. 

Jean Piaget em seus estudos, também analisou o processo de construção dos valores e do juízo moral. Segundo seu pensamento, a essência da moralidade está no respeito adquirido pelas regras da sociedade e passam por estados de transição de acordo com a forma como o indivíduo se relaciona com as regras.

De acordo com a teoria de Piaget, logo após nascer, a criança está em um estado moral chamado de anomia, ou seja, um estado com ausência de regras. Passado algum tempo, a criança vai tomando ciência de algumas regras e este estado é chamado de heteronomia, pois é um estado onde as regras são de origem variadas. A próxima tendência dentro do desenvolvimento moral é um estado chamado autonomia, ou seja, é um estado onde as regras são estabelecidas pelo próprio indivíduo.

Estados da formação moral, segundo Jean Piaget
Para que ocorra a transição entre um estado sem regras para um outro com regras, existem duas formas a coação e o respeito unilateral. A coação se dá pela imposição das regras e o respeito unilateral. É importante salientar que o respeito se dá a partir de relações onde haja uma relação afetiva, portanto o respeito unilateral ocorre somente quando as regras que são inseridas por pessoas que tenham um vínculo afetivo com o indivíduo.

Para que ocorra a transição do estado de heteronomia para o estado de Autonomia e as regras passem a ser incorporadas ao indivíduo, é necessário que haja relações de cooperação e de respeito mútuo. Ou seja, o sujeito deve vivenciar relações de diálogo e democracia havendo a interação com outros indivíduos de forma igualitária. 

Outro fator para que ocorram transições entre os estados morais é uma mudança com relação ao sentimento egocêntrico que existe em cada um de nós. Ao nascer o indivíduo é o centro das atenções, ou seja, totalmente egocêntrico; e com o passar do tempo, é necessário que esse sentimento diminua gradativamente, até que haja consciência da existência do outro e da necessidade da convivência coletiva. Ou seja, um indivíduo com juízo moral leva consigo as regras internalizada, respeita o próximo e pensa no coletivo.

Quando definimos valor, pensamos em algo que se gosta e dá prazer. Os valores referem-se a trocas afetivas que o sujeito realiza com o exterior e surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.


Dentro desta concepção, os valores vão se integrando na personalidade do indivíduo com escalas e sistemas normativos formando um sistema de valores. As condutas humanas são motivadas pelos sistema de valores próprios de cada um e dependendo dos valores com os quais um sujeito construiu sua identidade, aparecerão os sentimentos morais.

Os sentimentos morais, como vergonha e culpa, tem o papel de regular as relações entre as pessoas. Os valores são totalmente individuais e muitas vezes, mudam no decorrer da vida e são diferentes em comparação com outras pessoas, ao ponto de que um valor que é extremamente importante para uma pessoa, tem pouco valor para outra. 

Do ponto de vista pedagógico, o professor tem o papel de provocar experiências positivas e com isso estimular os indivíduos a incorporarem à sua personalidade valores socialmente desejáveis. Para que a escola e os professores possam transmitir valores socialmente desejáveis, também precisam praticar estes valores; ou seja, no dia a dia precisam pensar os conteúdos, tempos, espaços, relações e ações, de forma a demonstrar um comprometimento com a construção de um ambiente de paz, de direitos humanos e de valores de ética, democracia e cidadania. 



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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.




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