quarta-feira, 18 de março de 2015

Filosofia da Educação - Aulas 13 à 16

Filosofia da Educação

Aula 16
Aula 15
Aula 14
Aula 13

Semana 4

 

_______________________________


Atividade das Videoaulas 13 à 16


Nesta semana, dando continuidade aos temas da Unidade Teoria do Conhecimento e Educação, apresentamos três grandes concepções produzidas pela humanidade ao longo da história acerca da origem do conhecimento e dos critérios para afirmar se algo é ou não verdadeiro: o inatismo, o empirismo e o interacionismo. Vimos também que essas três concepções epistemológicas dizem respeito a diferentes formas de entender o homem e o modo como ele apreende a realidade e contrói significações sobre mundo natural, social e cultural.
Além disso, procuramos enfatizar a necessidade de que os educadores tenham clareza de que tais concepções teóricas, de um modo ou de outro, estão presentes no seu cotidiano e orientam suas práticas educativas em sala de aula. Em outras palavras, discutimos a importância de que os professores superem o entendimento de senso comum sobre o seu próprio trabalho por meio de
uma compreensão mais elaborada (com o auxílio da Ciência e da Filosofia) das relações existentes entre epistemologia e teorias pedagógicas.
Assim, com base nas videoaulas e na leitura dos textos-base referentes a elas, convidamos os alunos a assistirem os dois videos abaixo indicados procurando refletir sobre algumas questões:

Vídeos indicados para o desenvolvimento desta atividade

1. Mago Saramago – Caverna de Platão e as Imagens
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XvKzrsAk168>

 
2. Ciência e Senso comum 1⁄4 - O que é Ciência?
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3EN2lsDzgnY>


questão 1

No primeiro vídeo, José Saramago afirma: “Nós nunca vivemos tanto na Caverna de Platão como hoje”. Em que medida podemos dizer que essa afirmação se endereça e diz respeito ao trabalho dos professores?
 

RESPOSTA
Na verdade, a afirmação pode ser aplicada não somente aos professores, mas a toda a sociedade atual.
 

Hoje, vivemos em um mundo com uma realidade distorcida, moldada pelos veículos de comunicação de massa que impõe padrões de beleza e sucesso, e também pelas ferramentas tecnológicas que acabam com a privacidade da pessoas; e estas para se enquadrar nos padrões impostos pela sociedade atual, muitas vezes, distorcem seus valores e tentam viver uma realidade que não é delas.
Os educadores de maneira geral, devem preocupar-se em não cair nesta armadilha e procurar estar o mais ciente possível da realidade, principalmente para evitar passar aos seus alunos valores distorcidos.



questão 2

No segundo vídeo, alunos do curso de Física da UNESP discutem as noções (de senso comum) que as pessoas têm sobre o conceito de “ciência”. Reflita e discuta sobre a necessidade de que os professores tenham um entendimento claro e preciso sobre este conceito. Caso não tenham, como isso afeta o processo de ensino dos conhecimentos de “Ciências” aos seus alunos?


RESPOSTA
Ter um conceito claro e preciso sobre o que é "ciência" é importante e um fator que facilita o trabalho educador, mas não creio que seja algo essencial, que impeça um professor de realizar seu trabalho de forma adequada.
Hoje a concepção do ensino de "ciências" propõem que os alunos aprendam na prática e mesmo que um educador não tenha total domínio sobre o conceito teórico, pode perfeitamente, realizar experimentos e estimular seus alunos no aprendizado dos conhecimentos de "Ciências".




questão 3

Tomando por base as concepções do inatismo, do empirismo e do interacionismo trabalhadas nas últimas aulas, procure identificar que ideias você tem (ou tinha até agora) a respeito do modo como as pessoas (alunos) conhecem ou aprendem. As aulas relativas à Teoria do Conhecimento contribuíram para que você pensasse de uma outra maneira os processos de ensino e aprendizagem na escola?


RESPOSTA
Embora não considere que a forma como os alunos aprendem não se enquadrem perfeitamente em nenhuma das teorias, considero que a mais próxima da minha maneira de pensar é o Interacionismo.

As demais teorias apresentam uma série de questionamentos sem respostas e mesmo os defensores destas teorias já não conseguem explicações para estas questões.

O Interacionismo, até por a mais contemporânea das concepções sobre a origem do conhecimento, creio que é que melhor se enquadra na sociedade atual; mas tenho certeza que vai chegar um momento que esta concepção também será superada, afinal todos estamos em busca de soluções sobre as questões sem resposta, pensando e repensando, sempre!

Mesmo que esta concepção seja superada por outra, acredito que uma ideia básica proposta pelo Interacionismo e na qual acredito muito, permanecerá: é a ideia de que o trabalho do educador é estimular o estudante e ser um facilitador da construção do conhecimento.


_________________________________


RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na disciplina.



Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário