terça-feira, 17 de março de 2015

Estatística - Aulas 13 à 16

Estatística

Aula 16
Aula 15
Aula 14
Aula 13

Semana 4


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Atividades das Videoaulas 13 à 16



ATIVIDADE 1

Em relação aos casos apresentados a seguir, identifique qual a forma de amostragem utilizada. Justifique.


1) Procedimento da Polícia Federal num aeroporto que seleciona sempre o 50º passageiro a cada 50 passageiros que embarcam.
RESPOSTA = Amostragem Sistemática: os elementos são retirados retirados periodicamente, ou seja, de acordo com um intervalo estabelecido.


2) Sorteio de um número de rifa a partir de todos os números que estavam escritos em papel e misturados numa sacola.
RESPOSTA = Amostragem Simples ao Acaso: Técnica que consiste em um sorteio direto.


3) Polícia rodoviária numa rodovia, escolhendo veículos para verificar a documentação e realizar a inspeção.
RESPOSTA = Amostragem Acidental ou por Conveniência: formada por elementos que são possíveis de serem obtidos, conforme aparecem.


4) Pesquisa de satisfação sobre a qualidade dos serviços prestados por uma agência bancária. Para isto foram definidas três classes de clientes (básico, médio e avançado) e foram selecionados aleatoriamente amostras proporcionais à quantidade de clientes pertencentes a cada classe.
RESPOSTA = Amostragem Estratificada: a população está dividida em estratos, sorteia-se um número de elementos para compor a amostra proporcional ao tamanho do estrato.


5) Processo seletivo para escolha de 5 estagiários para trabalharem numa escola a partir de 175 currículos enviados.
RESPOSTA = Amostragem Intencional: os elementos da amostra sao escolhidos deliberadamente.


6) Pesquisa realizada na Avenida Paulista por uma organização para saber os hábitos de utilização do metrô nos finais de semana. Cada pesquisador recebeu uma quota de pessoas que deveriam ser identificadas e pesquisadas utilizando diferentes critérios e a seleção de quem deveria ser entrevistado ficou para o julgamento do pesquisador.
RESPOSTA = Amostragem por Quotas: a populacao é dividida de acordo com as suas propriedades e são estabelecidas proporções em relação a cada quota.


7) Amostragem numa escola entre os alunos do primeiro ao nono ano para saber quais os seus hábitos alimentares. Um sorteio foi realizado e os alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada foram selecionados. Assim, os pesquisadores visitaram as salas e entrevistaram os alunos 3, 7, 15 e 22 da lista de chamada.
RESPOSTA = Amostragem por Conglomerados: Organizadas em subgrupos. Pode-se sortear algum ou alguns desses grupos para formarem a amostra.




ATIVIDADE 2

Considere a seguinte tabela de notas obtidas pelos alunos de uma escola na prova de estatística.




  • Determine os valores de N (número de elementos), A (amplitude total), K (número de classes), H (amplitude de cada classe).
  • Elabore uma tabela de frequências contendo o limite inferior, o limite superior, o ponto médio e o número de elementos de cada classe.
  • Utilizando a tabela elaborada no item B, elabore um histograma contendo a distribuição de notas desta turma de alunos.



RESOLUÇÃO
Resolução - Exercício 2


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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na disciplina.


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