Aula 14 |
Aula 13 |
Sociedade, Tecnologia e Inovação
Aulas 13 e 14
_________________________________
Atividade das Videoaulas 13 e 14
Atividade 1
Faça uma pesquisa na sua cidade e na Internet e identifique alguns exemplos em que a tecnologia e a inovação tiveram um impacto positivo nas três áreas seguintes:
Transparência
(obrigação dos governos democráticos de facilitar o acesso a informações públicas, aproximando o cidadão do governo)
- Portal de Transparência do Governo Federal
- Portal de Transparência do Governo do Estado de São Paulo
- Portal de Transparência da Prefeitura do Município de São Paulo
Responsividade
(as ferramentas de interação permitem a troca de ideias e informações que ajudam o governo a moldar suas políticas públicas, orçamentos e programas de acordo com a opinião exposta pelos cidadãos)
- SPTrans - São Paulo Transportes
- Gov.Br - Programa de Governo Eletrônico Brasileiro
- Receita Federal - Secretaria da Fazenda
Prestação de Contas
(O acesso à prestação de contas por parte dos governos é necessário para que os cidadãos formem suas opiniões a seu respeito)
- Controladoria Geral da União - Prestação de Contas do Presidente da República
- Tribunal de Contas da União
- Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
- Tribunal Superior Eleitoral - Prestação de Contas
_________________________________
Atividade 2
Deverá ser feita uma reflexão sobre os conceitos apresentados durante as aulas desta disciplina em relação aos conceitos aprendidos nas outras disciplinas deste semestre.
Foque especificamente nos conceitos chave do Design Thinking (a empatia, a prototipagem, trabalho em equipe e diversidade, assim como interação) e o que vocês aprenderam sobre o futuro da educação.
Feito isso, escreva um pequeno resumo (no máximo 500 palavras) sobre a relação dos conceitos até aqui aprendidos e o "Projeto Integrador".
Foque especificamente nos conceitos chave do Design Thinking (a empatia, a prototipagem, trabalho em equipe e diversidade, assim como interação) e o que vocês aprenderam sobre o futuro da educação.
Feito isso, escreva um pequeno resumo (no máximo 500 palavras) sobre a relação dos conceitos até aqui aprendidos e o "Projeto Integrador".
Projeto Integrador,
Design Thinking e o Futuro da Educação
Os conceitos apresentados na disciplina de Sociedade, Tecnologia e Inovação trouxe novos conhecimentos e novas formas de tratar os problemas, principalmente os que se apresentam atualmente, ou seja, problemas com um nível de complexidade elevado. Portanto, nada mais natural do que utilizar estas técnicas na elaboração do Projeto Integrador, visto que nosso objetivo foi o de apresentar uma proposta de mudança na grade curricular com a inclusão de um conteúdo que já faz parte da nossa vida cotidiana, mas que ainda não consta no currículo escolar, provocando uma lacuna na formação dos alunos.
O enfoque baseados nos conceitos de Design Thinking se enquadra perfeitamente na nossa realidade e também, se enquadra perfeitamente nos rumos que a educação vem adotando. As mudanças no planejamento curricular e na formação dos profissionais da educação vem alterando consideravelmente os métodos empregados nas escolas e estas mudanças podem ser ampliadas com a aplicação dos conceitos do Design Thinking.
O foco nas necessidades do aluno e a empatia estão proporcionando o surgimento de novas ideias, novas metodologias que se adotadas nas escolas proporcionarão aos alunos a descoberta do conhecimento de forma mais intuitiva e interativa. As inovações metodológicas tem buscado ações onde o conhecimento é construído e o professor funciona como um mediador, dando apoio aos estudantes para que estes possam desenvolver suas habilidades.
O futuro da educação não comporta mais a figura do professor onipotente, detentor de todo o conhecimento, que seria responsável por transferir o conhecimento ao aluno. A tendência é que a educação seja cada vez mais interativa e o professor deixa de ser o detentor do conhecimento, para ser responsável por dar apoio na interação e troca de ideias entre os alunos; e principalmente, motivar para que os alunos busquem cada vez mais, a ampliação de seus conhecimentos.
Os conceitos de Design Thinking também estão sendo levado para as salas de aula por professores que estão incorporando os conceitos nas atividades desenvolvidas em suas aulas, de forma a disseminar o respeito a diversidade, o trabalho em equipe, a interação e a empatia entre os alunos. Desta forma, estes conceitos estão sendo incorporados pelos alunos e no futuro, serão utilizados naturalmente nas mais diversas situações.
Além da proposta apresentada no nosso Projeto Integrador, temos certeza que os conceitos de Design Thinking proporcionarão ao longo dos anos uma série de ideias inovadoras que gradativamente serão adotadas, provocando uma grande evolução na educação.
_________________________________
Nenhum comentário :
Postar um comentário