quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

História da Educação - Semana 7

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iVW25FBbFKc
Aula 28
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qE-w2cBCf_g
Aula 27
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ONYD7WZnxZY
Aula 26
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BOC4ruapvgA
Aula 25

História da Educação

Aulas 25 à 28


________________________________


Atividade 1

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO

Nessa última semana da disciplina História da Educação no Brasil, você deverá socializar com os seus colegas, durante o encontro presencial, as imagens e os textos analisados nas atividades das semanas 5 e 6 de modo a discutirem as regularidades, aspectos notados em comum, devendo-se produzir uma síntese dessa discussão para ser colocada em seu portfólio. Esta síntese deverá contemplar o percurso das temáticas e conteúdos feito nas aulas ao longo das sete semanas. Você deverá chamar a atenção para os aspectos mais relevantes acerca dos objetos de análise priorizados nos eixos: escola, alunos e professores. 

 

Síntese das Temáticas
da História da Educação


No curso da disciplina de Historia da Educação pode-se observar claramente que a educação inicialmente era um privilegio das classes mais abastadas e durante muito tempo foi assim. Os processos educacionais sempre excluíram os menos favorecidos: mulheres, pobres, índios, negros, deficientes... em cada período da nosso história, podemos observar que uma ou mais classes teve o seu acesso a educação negado.

Além disso tiveram forte influencia da Igreja seja na função de responsável por disseminar o conhecimento ou por influenciar a sociedade quanto as necessidades de educação; como por exemplo, nas suas praticas conservadoras que desestimulavam o acesso das mulheres à educação ou provocavam a separação de meninos e meninas nas salas de aula.

É percebido que somente na segunda metade do último século, a educação ganha força e começa abrir espaço para os menos favorecidos. Os professores se profissionalizam, o número de escolas e o acesso à educação é ampliado, muito pela exigência de se preparar profissionais para o mercado de trabalho.

Com a chegada da tecnologia e de uma nova economia, a educação passou a ser essencial e nos últimos anos, passou a abrir espaço para novos métodos e uma formação mais abrangente, integrada e participativa.



_________________________________



Atividade 2


"Independentemente de tudo o que possa ser dito acerca do ensino, poucos discordariam da ideia de que a natureza e as exigências da tarefa mudaram profundamente ao longo dos anos. Para o melhor ou para o pior, ele já não é aquilo que era. […] As responsabilidades dos professores são cada vez maiores e os seus papéis mais difusos. O que significam estas mudanças? Como as podemos compreender? Para aqueles que se dedicam ao ensino, estará ele a melhorar ou a piorar?"
(Hargreaves, 1998, p.131)


RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO

As palavras de Andy Hargreaves evidenciam que os professores e a escola vivem tempos de mudanças. Escreva um texto assinalando quais são essas mudanças e em que medida a escola também herda tradições historicamente construídas. O texto deve retomar diferentes aspectos discutidos ao longo da disciplina História da Educação. Ao final, escreva um parágrafo destacando os temas que mais lhe chamou atenção no decorrer das aulas e responda: De que modo a disciplina colaborou com a sua formação?



Rumos da Educação


O processo de Educação como um todo está vivendo um período de mudanças. Escolas e professores vivem um período de adaptações e até mesmo os pais devem estar abertos para aceitar as novas metodologias de ensino que estão sendo utilizadas com seus filhos, que são totalmente diferentes das empregadas na sua época de estudo. 

A educação tenta acompanhar a evolução e as mudanças ocorridas principalmente na segunda metade do Século XX. Novos conceitos foram disseminados, novas tecnologias foram criadas e incorporadas ao cotidiano, a economia que antes era baseada na vida rural e depois nas grandes indústrias, agora é predominantemente do comercio e serviços; o trabalho intelectual agora tem mais espaço, o que causa uma necessidade maior de estudo e acesso a educação. A própria sociedade está menos conservadora e os jovens tem mais espaço para exprimir suas opiniões.


Foram muitas mudanças que ocorreram em um curto período de tempo e a escola não conseguiu se adaptar a essa nova condição na mesma velocidade das mudanças. Ainda hoje, boa parte das escolas apresenta uma formação tradicional, preparando os jovens da mesma forma como era feito a mais de 40 anos atrás, ou seja, um currículo em desacordo com o momento atual.

Mas mudanças vem ocorrendo. Alguns projetos que funcionaram como pilotos, vem sendo incorporados as demais escolas. Os profissionais de educação cada vez mais precisam se reciclar e estar abertos a mudança de status, pois nos novos conceitos educacionais, os professores não são mais os detentores da informação e o foco do processo educacional. O foco agora é o o próprio aluno e cabe ao professor a função de orientar e estimular os alunos a construir o conhecimento, de forma participativa e integrada com os demais alunos e com a sociedade.

Um dos pontos destacados na disciplina de Historia da Educação que mais chamou a atenção, foi a profissionalização dos professores. Hoje, o professor deve ser um especialista na sua função, procurando sempre se reciclar e estar antenado com as mudanças, e creio que o principal ensinamento da disciplina é que sempre devemos manter o foco no aluno e procurar estimulá-lo no processo de busca do conhecimento.



Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário