quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Soc., Tecn. e Inovação - Aulas 9 e 10

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HCD3WzFugd4
Aula 10

Sociedade, Tecnologia e Inovação
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XqTYbJxhph0
Aula 9

Aulas 9 e 10


______________________________________

Atividades Videoaulas 9 e 10


    Atividade 1

    Faça uma pesquisa na Internet e encontre um exemplo de uma das seguintes previsões de inovações e rupturas discutidas na aula.


      Previsões de Inovações e Rupturas: Autocuidado Programável


      Conheça invenções inusitadas criadas por estudantes de Santa Rita do Sapucaí, cidade polo em tecnologia; novidades incluem copo que controla quantidade de bebida ingerida e cadeira que corrige postura
      Imagine que uma pessoa seja acometida pelo Mal de Alzheimer. Seu primeiro desafio seria lembrar que precisa tomar uma medicação. Em seguida, teria que saber o horário, a dose e qual medicamento tomar. Uma missão um tanto difícil para quem sofre com a perda de memória, não?

      Criar uma invenção que resolva o problema desses pacientes e auxilie pessoas com outras enfermidades a tomarem seus remédios corretamente é a missão de um dos grupos formados por alunos que deverão se apresentar na ProjETE 2013, a 33ª edição da Feira de Projetos Futuristas, que ocorre de 3 a 5 de outubro, durante a Semana da Eletrônica da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC).

      Referência em educação por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, a ETE FMC atrai estudantes de todo o país. Por isso, a região de Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas Gerais, ficou conhecida como o “Vale da Eletrônica”, em referência ao "Vale do Silício" na Califórnia (EUA), de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional.


      O evento reúne cerca de 200 invenções e projetos das áreas de automação, eletrônica, biomédica e telecomunicações voltados para aplicação em saúde, informática, inclusão, resgate, aeronáutica, trânsito, sustentabilidade, prevenção de acidentes e esportes. Com foco principal em inovação e criatividade, as invenções foram desenvolvidas por alunos do Ensino Médio e Técnico, entre 15 e 17 anos, e do curso Técnico Noturno.

      Vale destacar ainda que a ETE FMC possui muitos alunos considerados nativos digitais, da chamada “Geração Z”: jovens nascidos a partir do final da década de 90, que cresceram em contato direto com a internet, a velocidade da informação, as novas tecnologias e o universo digital no geral. “Pelo fato desses jovens estarem habituados a essas tecnologias e começarem a criar invenções, antes mesmo de se tornarem adultos, eles passam a ser o nosso foco, já que somos uma escola de nível técnico, apropriada para essa faixa etária. Nosso objetivo é possibilitar que um adolescente transforme, também, seus passatempos em uma carreira bem-sucedida”, explica o professor Alexandre Loures Barbosa, diretor geral da escola.



      Projetos Futuristas


      Três inovações criadas pelos estudantes e que estão relacionadas a ideia de Autocuidado Programável:
      • Projeto Articulação Mecânica (ARM) - Esse equipamento de tecnologia assistiva é umbraço mecânico de baixo custo que supre as necessidades de deficientes físicos, auxiliando-os em sua reabilitação e autocuidado. O protótipo é controlado via telefonia celular, sopros ou inclinações da cabeça promovidas pelo usuário. 
      • Cadeira que corrige a postura:
        Inovação a serviço da saúde
      • Projeto Cadeira de Correção de Postura Inteligente (Chair Posture Correction Smart) - Trata-se de uma cadeira que corrige a postura do usuário quando se sentar de forma incorreta. A cadeira inteligente possui um software que envia uma mensagem, para orientá-lo sobre a melhor posição para se ajustar ao acento.
      • Projeto Bebidas Alcoólicas (Cheers 2.0) - Copo inteligente com sensores que controlam a quantidade de bebida alcoólica ingerida e que avisam a hora de parar.
         Fonte: O Tempo
        Reportagem de Guilherme Ávila 
        Publicada em 05/10/13

        http://www.otempo.com.br/interessa/tecnologia-e-games/projetos-futuristas-1.723745
        Veja a matéria na integra.


        ______________________________________ 


        Atividade 2

        Saiba mais sobre Edukatu e proponha um projeto inovador que você pode desenvolver com seus alunos para criar um consumo mais consciente.


        Proposta de Consumo Consciente:
        Pratos de Tamanhos Diferentes


        Restaurante Self-Service: Grande variedade de alimentos
        A muito tempo vemos diversas situações relacionadas ao desperdício de alimentos. Esta proposta tem como foco o desperdício que ocorre nos restaurantes, em especial nos restaurantes do tipo self-service. 

        Ao observamos o consumo de alimentos nos restaurantes, pode-se observar que uma grande quantidade de alimentos é deixada no prato e com isso, acaba indo para o lixo.

        Outra coisa que podemos observar neste tipo de restaurante é o tamanho do prato, que sempre são muito grandes. Os consumidores no momento de se servir, diante de tanta variedade de alimentos; por impulso, acabam por encher o prato em sua totalidade e como o prato é muito grande, comporta um volume de alimentos muito acima das reais necessidades de consumo.


        Pratos diferentes: de acordo com o tamanho da fome
        Propomos que nos restaurantes do tipo self-service, sejam disponibilizados pratos de tamanhos diferentes, com pelo menos três tamanhos: pequeno, médio e grande.

        Com estas opções de pratos com tamanhos diferentes, os consumidores no momento de se servir poderiam escolher o prato do tamanho adequado à fome. Ou seja, se uma criança é que vai se alimentar pode ser escolhido um prato pequeno; se um adulto está com muita fome, escolhe um prato grande; já se estiver com pouca fome escolhe um prato médio.


        Desta forma, o consumidor não enche seu prato em excesso. Quando o prato for escolhido de forma adequada com a sua necessidade alimentar, o tamanho do prato funciona como um limitador, evitando o consumo por impulso e consequentemente, evitando o desperdício de alimentos.




        ______________________________________ 


        RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO 
        As respostas das atividades desta semana devem compor o Portfólio do bimestre 2 da disciplina.
           
           
        Imprimir Post

        Nenhum comentário :

        Postar um comentário