quinta-feira, 21 de maio de 2015

Psicologia de Desenvolvimento - Aulas 17 à 20

Psicologia de Desenvolvimento

Aula 20
Aula 19
Aula 18
https://youtu.be/EprqzzvSQ94
Aula 17

Semana 5


______________________________________


Atividade das videoaulas 17 à 20




Adolescência


Adolescência é uma fase de transição entre a infância e a idade adulta. São várias fases de transição que compõe a nossa vida, mas esta fase tem merecido um destaque especial devido a sociedade relacionar a adolescência com um período problemático, de questionamento e de controvérsia.

Mudanças físicas marcam o início da adolescência

A entrada na adolescência é perceptível, principalmente devido as mudanças físicas relacionadas a puberdade. Existem diversas maneiras de abordar e compreender essa fase do desenvolvimento humano.


Na educação, até o século XVII não havia uma divisão entre a infância e adolescência, e todos ocupavam os mesmos espaços. Somente com o Renascimento, percebe-se uma distinção entre a infância e a adolescência. A adolescência somente será adotada como um conceito no final do século XIX e essa visão foi consolidada no século XX; com destaque para os anos 50 e 60, quando ganha força a ideia da figura do adolescente como rebelde e contestador.

No filme Juventude Transviada, o ator James Dean
é a personificação da rebeldia e angústias
próprias da juventude da década de 1950

De modo geral, considera-se como fim da adolescência como o momento em que ele se torna autônomo e assume decisões baseadas em sua própria identidade e assume maiores responsabilidades, o que muitas vezes é relacionado com a entrada do jovem no mercado de trabalho.

Entre os estudiosos do processo de desenvolvimento humano, foram relacionadas algumas características que marcam o período da puberdade e adolescência. Entre elas está o fato que nesta fase passam a fazer deduções a partir de hipóteses e não somente através da realidade concreta, sendo capazes de flexibilizar alternativas, pensar em possibilidades, e passam a diferenciar o real e o possível. O período também apresenta como característica a contradição entre o que é conhecido e o que se quer conhecer, ou seja é um período de conflitos e ambivalência afetiva. 

Adolescência: período de forte identificação som seus pares

Também é comum que o jovem expresse seus sentimentos através do corpo, principalmente da gesticulação; que tenha alternâncias entre o desejo de oposição e o conformismo, de momentos de timidez/vergonha e outros nos quais chama a atenção pra si. Outras características do período são a forte identificação com seus pares, o desejo de novos objetos de consumo e a busca de ideais.

Adolescência possui uma classificação diferente de juventude. Adolescência compreende a faixa etária entre 12 e 18 anos e refere-se a uma fase de amadurecimento biológico, psíquico e social. Inicia-se na puberdade e estende-se até o final do processo de desenvolvimento individual. Juventude é uma categoria mais ampla, entre 18 e 29 anos e compreende a fase de prontidão sexual e reprodutiva e se estende até o momento que o jovem assume a responsabilidade de papeis sociais adultos, com a conclusão dos estudos, com o ingresso no mercado de trabalho e formação da própria família.



Em algumas sociedades existem ritos de passagem que marcam a transição para a fase adulta. Mas na nossa sociedade, não existe um padrão de trajetória para a chegada a idade adulta.

Na relação entre gerações ocorreram mudanças nos últimos anos e ainda estamos num processo de transformação, pois os modelos das gerações anteriores, não cabem nas relações atuais.


Nas relações inter-gerações que ocorriam em um passado recente, a criança era tratado como um objeto da ação do adulto e deveria ser submissa. Em uma situação típica deste modelo, a criança não podia participar de todos os tipos de assunto e por vezes tinha que sair da sala, pois sua participação nas conversas da família tinha restrições, pois haviam assunto que eram somente para adultos.


Hoje, a criança é tratada como um sujeito de direito e a criança passou a ser o centro da vida social. Um exemplo disso, são a quantidade de comerciais de TV com anúncios direcionados diretamente para crianças e jovens, pois agora, o poder de decisão de compra está com as crianças e jovens.

Adultos e Adolescentes: relações em busca de equilíbrio de forças

As mudanças das relações vinha ocorrendo de forma gradativa, mas houve um marco na formalização destas transformações, que foi a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente onde tiveram reconhecidos os seus direitos.


Boa parte dos adultos tem problemas para lidar com as as relações atuais, que são mais lineares; e tem dificuldades para assumir seus papeis como responsáveis de forma diferente do que viveram anteriormente e estabelecer um relacionamento onde haja equilíbrio entre a disciplina e os direitos das crianças e adolescentes.


O desafio tanto para os adultos, como para as crianças e adolescentes, é estabelecer um uma relação de equilíbrio e respeito.


________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.




Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário