Psicologia da Aprendizagem
Semana 5 – Aulas 17 à 20
Psicologia Histórico-Cultural
No estudo da Psicologia Histórico-cultural, dois conceitos são importantes: a Filogênese e a Ontogênese. O processo de desenvolvimento/mudança de uma espécie é chamado filogênese e o processo de desenvolvimento/mudança de um indivíduo é chamado de Ontogênese; e segundo a psicologia histórico-cultural é resultado da modificação da espécie e só é possível graças a apropriação da cultura.
As várias teorias relativas aos processos de aprendizagem são divididas em três concepções básicas: Inatistas, Empiristas e Interacionistas. As teorias Inatistas são aquelas que defendem que tudo o que o ser humano precisa para ser desenvolver já está dentro dele e é preciso somente as condições ideias para que ocorra este desenvolvimento. Nas teorias Empiristas são aquelas que acreditam que é o meio que fará com que a pessoa se desenvolva e adquira os conhecimentos. Nas teorias Interacionistas são aquelas que acreditam que o meio é importante, mas o indivíduo também é fundamental no processo de aprendizagem e o indivíduo vai interagindo com o meio, se modificando e modificando o meio. Neste caso o indivíduo precisa ter um papel ativo e o meio, precisa ter um papel estimulante.
Para a psicologia histórico-cultural, o desenvolvimentos das funções psicológicas superiores acontece sempre através da mediação entre o estimulo e a resposta.
O processo de aprendizagem interacionista, o processo de apropriação do conhecimento ocorre em meio ao contato cultural, o conhecimentos precisam estar disponíveis no meio cultural, para que uma pessoa possa interagir com o meio e apropriar-se deste conhecimento. Esse processo de internalização é inicialmente interpessoal, para depois tornar-se intrapsicológico.
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Vigodsky - Principal idealizados da
teoria da Psicologia Histórico-Cultural |
Esse conceito é importante para entender a linguagem que é o sistema mais evoluído de signos. A linguagem tem a função de intercambio social, pensamento generalizante e a possibilidade de atribuição de significados como um fenômeno do pensamento.
Na perspectiva da psicologia histórico cultural o processo de desenvolvimento de raciocínio e melhoria do pensamento existe uma fase pré-linguística do pensamento, chamada de Inteligência Pratica e é marcada sobretudo pela fase em que as crianças ainda não aprenderam a falar. Outra fase existente é a fase pré-intelectual da linguagem, também conhecida como Alivio Social onde não somos capazes de falar e pensar onde operamos somente com a inteligência prática. Na medida em que interagimos com nosso grupo cultural, vamos aprimorando a linguagem e tornando o pensamento cada vez mais complexo; e transformamos a linguagem e o pensamento em uma forma racional e verbal.
Esse processo de desenvolvimento da linguagem e pensamento é importante pois vai determinar os processos fundamentais: o aprendizado e o desenvolvimento.
O aprendizado é transformação de algo que antes era incapaz de fazer ou saber, em algo que nos tornamos capaz de fazer ou saber; mediante a apropriação da cultura e é o aprendizado que impulsiona o desenvolvimento do ser humano. A distância entre algo que eu já consigo fazer sozinho e algo que preciso fazer com a ajuda de uma pessoa é chamado de Zona de Desenvolvimento Proximal. Para a psicologia histórico cultural é neste ponto em que deve ser feita a intervenção pedagógica.
Dentre as contribuições da perspectiva psicologia histórico-cultural para pratica pedagógica está a pedagogia. A pedagogia é um processo intencional e organizado de mediação cultural, sendo realizado pelos professores, dentro do ambiente da Escola. Escola tem como função de organizar os conhecimentos disponíveis e através dos professores, disponibilizá-los de forma sistemática/sequencial para que os alunos possam aprender estes conhecimentos, de forma a tornar-se sujeitos participantes na vida pública. Ou seja, na teoria histórico-cultural, o ensino tem o objetivo de potencializar a aprendizagem.
O Ensino Desenvolvimental realizado pela escola é dividido em dois ciclos. No primeiro deles, ocorre a formação de conceitos científicos e a incorporação de processos de pensamento. No segundo ciclo, ocorre a formação de pensamento e desenvolvimento de ações mentais mediante a solução de problemas.
Nesta concepção, a atividade do aluno se assemelha a atividade de um cientista, onde diante de um problema, o cientista recorre aos conhecimentos científicos e através do pensamento teórico, o cientista busca soluções e estabelece novas teorias. O pensamento teórico é o método de ascensão do abstrato para o concreto, onde com base nas relações gerais se deduzem relações particulares.
Outra concepção da psicologia histórico-cultural é a tarefa de aprendizagem, que nada mais é do que as atividades realizadas pelos alunos; e se divide em três momentos. O primeiro momento é o da análise do material para descobrir uma relação geral. O segundo momento é o das deduções em busca de relações e conceitos, e o terceiro momento é o de domínio da construção do objeto por meio da análise e síntese.
A Tarefa de Aprendizagem, na escola ela se transforma em uma Atividade de Aprendizagem que é uma solução coletiva de um problema comum. Outro conceito da Psicologia Histórico-cultural é o da Atividade de Ensino que é caracterizada como a ação intencional do professor de transformar e promover a aprendizagem do aluno.
A partir destes conceitos apresentados, foi elaborada uma proposta que foi denominada de Atividade Orientadora de Ensino que aposta na mediação na atividade do professor e o objeto da aprendizagem devem ser aproximados do aluno. Esta proposta é a combinação das Atividades de Ensino e a Atividade de Aprendizagem e o professor tem a responsabilidade de eleger e estudar os conceitos que serão trabalhados com os alunos, devem organizar e recriar estes conceitos, trabalhar na organização do grupo de estudantes que sejam preferencialmente heterogêneos, promover o trabalho deste grupo e refletir sobre a eficiência das ações e com base nesta reflexão, o professor pode pensar na continuidade do trabalho.
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