sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Psicologia Aprendizagem - Aulas 9 à 12

Psicologia da Aprendizagem

Semana 3 – Aulas 09 a 12

Aprendizagem Baseada em Problemas,   a Incorporação de Tecnologias e o Desafio de Reinventar a Escola


Estamos em uma época marcada por mudanças e uma nova lógica de viver. No livro Educação na Era Digital, escrito por GOMEZ em 2015, o desenvolvimento da humanidade pode ser dividido em 04 períodos: idade da pedra (1.000.000 – 6.000 AC), época agrícola (6.000 AC – Sec. XVIII), era industrial (Sec. XVIII – Sec. XX) e era da informação (do ano de 1975 em diante).

A era de informação trouxe novas tecnologia e em consequência novas atividades, novos modos de comunicação e relacionamento, mas ao mesmo tempo temos a permanência de desigualdades sociais, a permanência de contradições, do tradicional e aparecimento de novas diferenças, pois é difícil fazer com que todos tenham a compreensão e acesso as novas tecnologias, de forma que é difícil integra-las a esta nova realidade.

Na educação ainda temos a convivência entre diferentes realidades, onde existem escolas que ainda praticam a mesma educação do século passado e outras que já incorporaram tecnologias e novas formas de ensino.

Necessidade de reinventar a escola vem da necessidade da educação se aproximar do aluno e desta nova realidade, e deve ser pensada em função de dois eixos: o extraescolar e o eixo da própria escola. Compõe o eixo escolar, a mudança nos modos de aprender e se relacionar com a informação, os novos recursos tecnológicos e os novos apelos sociais e do mercado de trabalho. Já o eixo da própria escola é composto pelo desafio da inserção no mundo letrado, a popularização dos bens culturais e a luta por uma escola democrática e de qualidade.

Para criar/reinventar a nova escola é preciso revisar as concepções, práticas e conteúdos que são aplicados na educação e também se apropriar da tecnologia e inseri-la na prática educacional. A reforma deve ser ampla e deve incidir sobre os princípios, os meios e as metas. Quanto aos Princípios, devemos mudar do saber quantitativo para um saber qualidade, ou seja, menor quantidade de informações, mas com qualidade. Pensando nos Meios, devemos mudar do processo de transmissão do conhecimento para o de construção do conhecimento, aplicando metodologias ativas. E no que diz respeito às Metas, devemos ter como objetivo a formação de um ser humano capaz de se inserir na sociedade.

Uma das metodologias que vem sendo integrada na educação é o Aprendizado Baseado em Problemas, onde não existe a figura do professor tradicional e sim de um professor tutor que tem a responsabilidade de auxiliar e motivar os alunos para que tenham contato com a complexidade da sociedade. Neste método, a partir de um problema é feita a integração das disciplinas. O processo é dividido em etapas, onde o aluno formam grupos de trabalho, vão a campo, fazem a identificação do problema, pesquisam sobre o assunto, associam o que foi pesquisado com sua vivência, refletem sobre o tema e baseados nesta reflexão, elaboram um relatório descrevendo as etapas do processo e propõe uma intervenção para o problema.

A incorporação da tecnologia pela escola tem ocorrido de forma muito lenta e existe certa resistência de parte dos professores a incorporação das tecnologias e mesmo nos locais onde houve alguma inserção das ferramentas tecnológicas, não houve mudança na lógica do processo educativo e uma verdadeira apropriação das tecnologias no processo educativo.

Um exemplo de local criado com a intenção de incorporar as tecnologias no processo educativo é o Laboratório de Inovação  em  Governo. Este local é um espaço criado em parceria com várias entidades: Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), Universidade de São Paulo (USP), das Secretarias Estaduais do Planejamento e do Desenvolvimento; da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade); e do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam).

Uma parte do espaço é utilizada para que as pessoas possam se reunir em grupo e outra parte do espaço é formada por ferramentas tecnológicas a serviço do desenvolvimento de projetos baseados em problemas.

O papel do professor nesta nova escola, neste processo de educação, é estimular, promover ações colaborativas e criar condições para que os alunos possam assumir o seu papel ativo na construção do conhecimento. Também cabe ao professor, ampliar a utilização e apropriação das novas tecnologias no ambiente escolar, de forma integrada com os processos mentais e promover uma aprendizagem interativa e baseada em situações reais.




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