Psicologia da Aprendizagem
Semana 3 – Aulas 09
a 12
Aprendizagem Baseada em Problemas, a Incorporação de Tecnologias e o Desafio de Reinventar a Escola
Estamos
em uma época marcada por mudanças e uma nova lógica de viver. No livro Educação
na Era Digital, escrito por GOMEZ em 2015, o desenvolvimento da humanidade pode
ser dividido em 04 períodos: idade da pedra (1.000.000 – 6.000 AC), época
agrícola (6.000 AC – Sec. XVIII), era industrial (Sec. XVIII – Sec. XX) e era
da informação (do ano de 1975 em diante).
A era de informação trouxe novas
tecnologia e em consequência novas atividades, novos modos de comunicação e
relacionamento, mas ao mesmo tempo temos a permanência de desigualdades
sociais, a permanência de contradições, do tradicional e aparecimento de novas
diferenças, pois é difícil fazer com que todos tenham a compreensão e acesso as
novas tecnologias, de forma que é difícil integra-las a esta nova realidade.
Na
educação ainda temos a convivência entre diferentes realidades, onde existem
escolas que ainda praticam a mesma educação do século passado e outras que já
incorporaram tecnologias e novas formas de ensino.
Necessidade
de reinventar a escola vem da necessidade da educação se aproximar do aluno e
desta nova realidade, e deve ser pensada em função de dois eixos: o
extraescolar e o eixo da própria escola. Compõe o eixo escolar, a mudança nos
modos de aprender e se relacionar com a informação, os novos recursos
tecnológicos e os novos apelos sociais e do mercado de trabalho. Já o eixo da
própria escola é composto pelo desafio da inserção no mundo letrado, a
popularização dos bens culturais e a luta por uma escola democrática e de
qualidade.
Para
criar/reinventar a nova escola é preciso revisar as concepções, práticas e
conteúdos que são aplicados na educação e também se apropriar da tecnologia e
inseri-la na prática educacional. A reforma deve ser ampla e deve incidir sobre
os princípios, os meios e as metas. Quanto aos Princípios, devemos mudar do saber quantitativo para um saber
qualidade, ou seja, menor quantidade de informações, mas com qualidade.
Pensando nos Meios, devemos mudar do
processo de transmissão do conhecimento para o de construção do conhecimento,
aplicando metodologias ativas. E no que diz respeito às Metas, devemos ter como objetivo a formação de um ser humano capaz
de se inserir na sociedade.
Uma das metodologias que vem sendo
integrada na educação é o Aprendizado Baseado em Problemas, onde não existe a figura do
professor tradicional e sim de um professor tutor que tem a responsabilidade de
auxiliar e motivar os alunos para que tenham contato com a complexidade da
sociedade. Neste método, a partir de um problema é feita a integração das
disciplinas. O processo é dividido em etapas, onde o aluno formam grupos de
trabalho, vão a campo, fazem a identificação do problema, pesquisam sobre o
assunto, associam o que foi pesquisado com sua vivência, refletem sobre o tema
e baseados nesta reflexão, elaboram um relatório descrevendo as etapas do
processo e propõe uma intervenção para o problema.
A
incorporação da tecnologia pela escola tem ocorrido de forma muito lenta e
existe certa resistência de parte dos professores a incorporação das
tecnologias e mesmo nos locais onde houve alguma inserção das ferramentas
tecnológicas, não houve mudança na lógica do processo educativo e uma
verdadeira apropriação das tecnologias no processo educativo.
Um exemplo de local criado com a intenção de incorporar
as tecnologias no processo educativo é o Laboratório de Inovação em Governo. Este local é um espaço criado
em parceria com várias entidades: Fundação do Desenvolvimento Administrativo
(Fundap), Universidade de São Paulo (USP), das Secretarias Estaduais do
Planejamento e do Desenvolvimento; da Fundação Sistema Estadual de Análise de
Dados (Seade); e do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal
(Cepam).
Uma
parte do espaço é utilizada para que as pessoas possam se reunir em grupo e
outra parte do espaço é formada por ferramentas tecnológicas a serviço do
desenvolvimento de projetos baseados em problemas.
O
papel do professor nesta nova escola, neste processo de educação, é estimular,
promover ações colaborativas e criar condições para que os alunos possam
assumir o seu papel ativo na construção do conhecimento. Também cabe ao
professor, ampliar a utilização e apropriação das novas tecnologias no ambiente
escolar, de forma integrada com os processos mentais e promover uma
aprendizagem interativa e baseada em situações reais.
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