terça-feira, 12 de maio de 2015

Sociologia da Educação - Aulas 7 e 8

Sociologia da Educação

https://youtu.be/6vCpgVPOTqc
Aula 8
https://youtu.be/AtPUOpAPALE
Aula 7

Semana 4

 

 ______________________________________

Atividade das videoaulas 07 e 08


As aulas desta semana trouxeram conceitos e ideias relativos à desigualdade na escola e à importância da escola pública. Represente por meio de imagens, frases, poemas ou outros elementos textuais e/ou gráficos as associações que fez entre as ideias discutidas nas aulas e suas experiências pessoais/profissionais. Justifique brevemente a associação que fez.
Esta atividade deve ser desenvolvida por meio de três itens:

a) Ponto/conceito/ideia escolhido;
b) Representação/associação (imagem, texto selecionado para representar o ponto escolhido); 
c) Justificativa da escolha. A avaliação levará em conta a pertinência do tema/conceito escolhido para ser representado e a justificativa do mesmo.


Escola Pública x Escola Particular


As diferenças existentes entre as escolas particulares e as públicas tem total relação com os conceitos apresentados nas videoaulas da semana, pois em uma análise sobre este tema, é possível perceber a importância da escola pública e ao mesmo tempo, pode-se perceber como as diferenças econômicas provocam as desigualdades escolares.

O avanço das escolas públicas, principalmente após a segunda metade do Século XX,  tem o mérito de permitir que as classes menos favorecidas economicamente tivessem acesso à educação e alcançassem niveis de graduação que antes não tinham como frequentar.

Todos sabemos que o acesso é educação é um instrumento importante para minimizar as diferenças sociais e permitir  maiores oportunidades ao mais carentes, na busca pela igualdade econômica e social.

Ao mesmo tempo, a rápida expansão de vagas provocou uma superlotação das escolas públicas e a queda na qualidade de ensino. Diante desta situação, novamente, o poder econômico foi o fator que acentuou as diferenças. As escolas particulares com mais recursos, proporcionaram uma infraestrutura mais adequada e com salas menos lotadas e equipamentos mais avançados, proporcionaram que seus alunos tivessem uma educação com mais qualidade e estes ao chegar ao mercado de trabalho, tivessem acesso aos melhores empregos.






Resumo das videoaulas

Igualdade, Desigualdade e Escola Pública


A desigualdade dentro da escola está diretamente relacionada com as diferenças fora da escola e temos os fatores econômicos como principal gerador das desigualdades. Temos imensas desigualdades no nosso país tem desigualdades e essas diferenças são acentuadas principalmente nas áreas rurais e/ou nas regiões geográficas com menor desenvolvimento econômico, principalmente nas regiões norte e nordeste brasileiras.

De acordo com o contexto educacional e o sistema de ensino adotado, a Escola pode adotar duas vertentes diferentes. Em uma delas pode exercer o poder de transformar as desigualdades ou na outra, ocorre exatamente o contrário, e  pode reproduzir e segmentar as desigualdades.

Um objeto representativo na sociedade é o diploma escolar. O valor do diploma varia de acordo com a sociedade e dependendo do peso atribuído, o diploma pode ser outro fator que influencia no nível de desigualdade. Portanto, estar dentro da escola não é uma garantia de diminuição das desigualdades e a busca pela igualdade depende das relações entre diploma, emprego e da organização escolar.
 

O século XX, foi um período de grandes transformações nas políticas públicas para a educação e algumas ideias defendidas neste período permanecem até hoje. Entre estas ideias, uma delas defendida por uma série de educadores brasileiros, propunha que a escola pública deveria ser laica, obrigatória e gratuita. Além disso, deveriam ter a função de levar um ensino de qualidade, respeitando as diferenças sociais e culturais, e promovendo uma formação para a cidadania.

Estas discussões levaram a uma série de políticas públicas que provocaram que a escolarização fosse universalizada permitindo o acesso das classes populares à educação escolar. Esse processo permitiu que as classes populares, antes excluídas do processo de escolarização, tivessem acesso às escolas públicas, porem o aumento do número de vagas, ocorreu sem uma preocupação adequada com a qualidade do ensino e com a integração entre os alunos de diferentes classes sociais.

A rápida ampliação de vagas provocou alguns problemas, como salas de aula com lotação excessiva. Além disso, muitos alunos eram de uma primeira geração de pessoas com acesso a escola, houve um choque entre uma diversidade de hábitos, costumes, culturas e ritmos de aprendizado; o que provocou uma dificuldade enorme de lidar com estas diferenças e promover o desenvolvimento de todos.


A universalização da escola permitiu que todos tivessem o direito de frequentar a escola, mas o fim de um problema que era exclusão de acesso, deu lugar a outra dificuldade relacionada a exclusão do aprendizado; pois parte dos alunos frequenta a escola, mas não conseguem aprender.

Muitos destes problemas permanecem até os dias de hoje e a dificuldade de equalizar as diferenças, promover a integração entre as diversidades e fazer com que todos aprendam de maneira igualitária continuam sendo um desafio para os educadores.


_________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.




Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário