Sociologia da Educação
![]() |
Aula 2 |
![]() |
Aula 1 |
Semana 1
______________________________________
ATIVIDADE DAS VIDEOAULAS 01 E 02
Sociologia da Educação e
Teorias de Marx e Durkhein
![]() |
Max Weber, Karl Marx e Emile Durkhein, os principais nomes da sociologia. |
No seculo XX, a escola tem um papel de grande importância na sociedade e por este motivo alguns estudiosos sobre o tema chamam este século de Sociedade Escolarizada.
O estudo da Sociologia da Educação vai além do estudo da escola, pois a educação não se restringe somente a escola. É preciso considerar com outros fatores, pois tudo o que é transmitido em termos de valores e conhecimento para os alunos tem importância dentro de sua educação e esse conteúdo pode sofrer variações de acordo com o que é valorizado na sociedade em que ele vive.
No Século XXI, as relações educativas mostram muito bem isso. O papel da escola já não tem o mesmo peso, pois outras relações educativas ganharam força. Novas formas de socialização advindas principalmente de mudanças tecnológicas, como a mídia de massa decorrentes da TV, o avanço dos meios de comunicação com a introdução de celulares e smartphones que facilitaram a comunicação entre as pessoas no Brasil e em outros países, e a internet e suas redes sociais; todos estes novos recursos alteraram fortemente a forma de relação entre as pessoas e em consequência, as relações educativas.
Os principais autores, que são considerados fundamentais no estudo da sociologia são: Karl Marx, Max Weber e Emile Durkhein.
![]() |
Karl Marx e Friedrich Engels, parceiros em vários estudos |
Nas teorias de Karl Marx, que muitas vezes foram elaboradas com o apoio de Engels, a sociedade se identifica pelas relações de produção e as transformações do mundo são regidas pelo trabalho. Nestes estudos, a educação não foi o tema central de suas teorias, mas nestes trabalhos encontram-se várias referencias sobre o papel que a educação tem de humanizar o homem e permitir o seu desenvolvimento, criando um ser humano mais livre e consciente de suas potencialidades.
A teoria de Durkhein foi formulada na época da consolidação do capitalismo na Europa. Em sua teoria ele tenta explicar a sociedade através de fatos sociais ou seja, de um conjunto de regras, normas e padrões de conduta existentes na sociedade e os indivíduos vivem sob normas sem o poder de alterá-las.
![]() |
Emile Durkhein |
Para Durkhein, a moral não é ditada pela religião, mas é um conjunto de regras para determinar a conduta e disciplinar os indivíduos seguindo os preceitos da sociedade. Nesta teoria, o ensino da moral seria uma ação privilegiada da escola. Isto porque quando a família trabalha com a moral, a ação não é tão efetiva, pois na família a introdução das regras é mediada pelas relações afetivas, enquanto que na escola esse processo é impessoal e mais profundo, e portanto, menos condescendente.
________________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário