![]() |
Apresentação e Principios Gerais |
análise quantitativa/qualitativa sobre temas do cotidiano escolar
Orientações Gerais para o Projeto Integrador do 3º Bimestre
Formas simplificadas de pensar e analisar o cotidiano escolar já não satisfazem as necessidades da ciência e da educação. Educadores e pesquisadores precisam se debruçar sobre a escola e sobre as relações que ali ocorrem com um olhar diferente, não reducionista.
Ao analisar os fenômenos educativos, precisamos tirar o disjuntivo “ou” da forma de explicar os fatos e entender que múltiplas causas podem ter influência no problema analisado. Por exemplo, o problema da indisciplina pode estar no comportamento do aluno, mas também pode estar na aula desorganizada. A história familiar, a personalidade do aluno e uma baixa autoestima, o autoritarismo do professor, a aula chata com conteúdo desinteressante e valores antissociais permeando as relações na sala de aula também podem ter papel relevante nas explicações da indisciplina. Assim, diante de casos multidimensionais como esses, os educadores precisam considerar as conexões e inter-relações entre os diversos fatores, pois daí podem surgir novos elementos para a compreensão do fenômeno.
Essa lógica é o ponto de partida do Projeto Integrador do terceiro bimestre do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática da UNIVESP, no qual fenômenos do cotidiano escolar deverão ser estudados pelos grupos considerando, de forma complementar, análises qualitativas e quantitativas.
_________________________________
TEMA ESCOLHIDO
ESTUDANTES E HÁBITOS ALIMENTARES
Estudo sobre os hábitos alimentares dos estudantes
e propostas para uma alimentação mais saudável.
Esse trabalho foi elaborado com o objetivo de identificar alguma dificuldade relacionada ao cotidiano escolar e com base na realização de uma análise qualitativa e quantitativa de dados, propor soluções viáveis para eliminar ou minimizar o seu impacto. Após uma pesquisa prévia, o grupo definiu trabalhar o tema: Estudantes e Hábitos Alimentares - Estudo Sobre os Hábitos Alimentares dos Estudantes e Propostas para uma Alimentação mais Saudável. Ele foi definido tendo como premissa as dificuldades enfrentadas pelos estudante e pela população brasileira em geral, decorrentes da má qualidade de sua alimentação. Problemas que afetam tanto a saúde e bem estar; como podem influenciar o desempenho e aproveitamento escolar.
ASSISTA O VIDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROTÓTIPO DO PROJETO INTEGRADOR
Nenhum comentário :
Postar um comentário