Filosofia da Educação
![]() |
Aula 20 |
![]() |
Aula 19 |
![]() |
Aula 18 |
![]() |
Aula 17 |
Semana 5
_______________________________
Atividade das Videoaulas 17 à 20
Para reforçar sua afirmação de que nós, professores, ensinamos mais pelos exemplos, pelas ações, do que por nossos discursos, José Sérgio destaca um trecho da obra de Padre Antonio Vieira:
As ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. [...] Palavras sem obras são tiros sem balas; atroam, mas não ferem. O pregar que é falar faz-se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras.
Compare as afirmações de Padre Vieira e os comentários de José Sérgio com a seguinte proposição: “Pode-se dizer que todo professor é, de algum modo, professor de moral”.
E responsa as sequintes questões:
a) Em que medida elas se aproximam?
b) Ensinar matemática, física, química, biologia, será mesmo ensinar também a comportar-se de acordo – ou não – com a ética?
RESPOSTA
Tanto o professor José Sergio, como o Padre Antonio Vieira apresentam ideias que seguem a mesma linha e deixam claro que são os nossos exemplos, as nossas ações que permitem influenciar outras pessoas e não, as nossas palavras.
Ou seja, em determinados assuntos, como por exemplo: ética e cidadania; quando uma pessoa deseja influenciar no comportamento e formação de outro, não basta falar o que fazer. Para influenciar outras pessoas a aderirem aos bons costumes; é preciso convencer através das próprias atitudes, do exemplo de vida.
.
RESPOSTA
Um professor independentemente da disciplina que esteja lecionando, além do conteúdo que compõe a própria disciplina; mesmo sem perceber, também está influenciando na formação moral e ética do aluno.
O professor é uma referência para seus alunos em todos os aspectos, inclusive no que se refere a cidadania, ética e moral.
Suas ações e seu comportamento são observadas pelos alunos e é importante que o educador tenha consciência disso, para que possa adotar uma postura correta, selecionar autores e conteúdos adequados para as aulas da sua disciplina; pois suas ações e escolhas são a melhor forma de ensinar seus alunos a também fazerem boas escolhas, a aderirem aos bons costumes e formar seres humanos melhores.
_________________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na disciplina.
Nenhum comentário :
Postar um comentário