quarta-feira, 25 de março de 2015

Filosofia da Educação - Aulas 17 à 20

Filosofia da Educação

Aula 20
Aula 19
Aula 18
Aula 17

Semana 5

 

_______________________________


Atividade das Videoaulas 17 à 20


Para realizar a atividade, assista a vídeo-aula do professor José Sérgio Fonseca de Carvalho (Podem a ética e a cidadania serem ensinadas?), disponível em https://www.youtube.com/watch?v=WCC2p8CFfbY

Para reforçar sua afirmação de que nós, professores, ensinamos mais pelos exemplos, pelas ações, do que por nossos discursos, José Sérgio destaca um trecho da obra de Padre Antonio Vieira:
As ações, a vida, o exemplo, as obras, são as que convertem o mundo. [...] Palavras sem obras são tiros sem balas; atroam, mas não ferem. O pregar que é falar faz-se com a boca; o pregar que é semear faz-se com a mão. Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras.

Compare as afirmações de Padre Vieira e os comentários de José Sérgio com a seguinte proposição: “Pode-se dizer que todo professor é, de algum modo, professor de moral”.

E responsa as sequintes questões:





a) Em que medida elas se aproximam?
 
RESPOSTA
Tanto o professor José Sergio, como o Padre Antonio Vieira apresentam ideias que seguem a mesma linha e deixam claro que são os nossos exemplos, as nossas ações que permitem influenciar outras pessoas e não, as nossas palavras.  
Ou seja, em determinados assuntos, como por exemplo: ética e cidadania; quando uma pessoa deseja influenciar no comportamento e formação de outro, não basta falar o que fazer. Para influenciar outras pessoas a aderirem aos bons costumes; é preciso convencer através das próprias atitudes, do exemplo de vida. 
.

b) Ensinar matemática, física, química, biologia, será mesmo ensinar também a comportar-se de acordo – ou não – com a ética?

RESPOSTA
Um professor independentemente da disciplina que esteja lecionando, além do conteúdo que compõe a própria disciplina; mesmo sem perceber, também está influenciando na formação moral e ética do aluno. 
O professor é uma referência para seus alunos em todos os aspectos, inclusive no que se refere a cidadania, ética e moral.
Suas ações e seu comportamento são observadas pelos alunos e é importante que o educador tenha consciência disso, para que possa adotar uma postura correta, selecionar autores e conteúdos adequados para as aulas da sua disciplina; pois suas ações e escolhas são a melhor forma de ensinar seus alunos a também fazerem boas escolhas, a aderirem aos bons costumes e formar seres humanos melhores.


_________________________________


RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na disciplina.




Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário