Filosofia da Educação
Aula 4 |
Aula 3 |
Aula 2 |
Aula 1 |
Semana 1
_________________________________
Atividade das Videoaulas 01 à 04
Nesta semana, nas quatro primeiras aulas da disciplina Filosofia da Educação, foram tratados os seguintes assuntos: primeiro uma noção de Filosofia (em duas aulas) e, em seguida, em mais duas aulas procurou-se mostrar a íntima relação entre Filosofia e Educação. Nestas duas aulas primeiro foram apresentadas noções de Filosofia da Educação e, depois, foi indicada a importância da Filosofia na Formação do professor-educador.
Com base nas videoaulas e nos textos-base relativos a elas, responda às seguintes questões:
O Pensador - Obra de Auguste Rodin |
1) Que noção de Filosofia foi apresentada? Você pode copiar uma noção apresentada ou, o que é melhor, ler a noção apresentada, procurar entendê-la e registrar com suas palavras o que entendeu ser a Filosofia.
RESPOSTA: Filosofia é uma das forma de saber produzida para tentar explicar algumas questões da vida, que alguns denominam de "Questões de Fundo" ou "Questões Fundamentais".
2) Por que, de acordo com o texto, as “questões fundamentais” apresentadas como sendo o grande interesse da reflexão filosófica e, principalmente as respostas dadas a elas, são fundamentais para todas as pessoas?
RESPOSTA: As questões fundamentais e principalmente suas respostas de certa forma incomodam, exigem atenção e forçam-nos a refletir. Este processo leva-nos a pensar e repensar; fazer novas questões e em consequência obter novas respostas.
3) Por que as respostas a estas “questões fundamentais”, ou às “perguntas da vida”, são importantes para a orientação das ações educativas?
RESPOSTA: Muitas das questões fundamentais que sempre são estudas pela filosofia estão relacionadas a humanidade, ao que é ser humano e o sentido da existência e isso, está diretamente relacionado ao papel do educador de transferir não somente científicos, mas de forma que possa passar o conhecimento com ética, vida em sociedade, valores, pensamento lógico, etc., para que o educando possa se desenvolver culturalmente e tornar-se um ser humano com princípios.
RESPOSTA: Filosofia é uma das forma de saber produzida para tentar explicar algumas questões da vida, que alguns denominam de "Questões de Fundo" ou "Questões Fundamentais".
2) Por que, de acordo com o texto, as “questões fundamentais” apresentadas como sendo o grande interesse da reflexão filosófica e, principalmente as respostas dadas a elas, são fundamentais para todas as pessoas?
RESPOSTA: As questões fundamentais e principalmente suas respostas de certa forma incomodam, exigem atenção e forçam-nos a refletir. Este processo leva-nos a pensar e repensar; fazer novas questões e em consequência obter novas respostas.
3) Por que as respostas a estas “questões fundamentais”, ou às “perguntas da vida”, são importantes para a orientação das ações educativas?
RESPOSTA: Muitas das questões fundamentais que sempre são estudas pela filosofia estão relacionadas a humanidade, ao que é ser humano e o sentido da existência e isso, está diretamente relacionado ao papel do educador de transferir não somente científicos, mas de forma que possa passar o conhecimento com ética, vida em sociedade, valores, pensamento lógico, etc., para que o educando possa se desenvolver culturalmente e tornar-se um ser humano com princípios.
4) O que é mesmo Filosofia da Educação? Tente dizer com suas palavras partindo do que consta no texto-base da terceira aula.
RESPOSTA: Filosofia da Educação é um processo de reflexão sobre o que é educação, sobre as finalidades da educação e sobre o papel do educador, de forma que possa transferir conhecimento científico acompanhado com ética e princípios para que o aluno torne-se um ser humano melhor.
5) Por que um professor de Ciências necessita, também, de formação filosófica?
RESPOSTA: O professor de Ciências, assim como os demais educadores necessitam de uma formação filosófica advém da necessidade de poder decidir quais os melhores caminhos a adotar com os seus alunos, serem humanos em formação, no processo educacional.
_________________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao
longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que
contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada
videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a
serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada
semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá
conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na
disciplina.
Nenhum comentário :
Postar um comentário