terça-feira, 21 de outubro de 2014

Matemática – Aulas 1 e 2

Matemática, Lógica
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HkYslTNbp8o
Aula 2
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AQ5ueFO9SmA
Aula 1

e Linguagem Cotidiana


Matemática é uma linguagem, possui um conjunto de técnicas e ideias fundamentais que a caracterizam.
 
A Matemática desenvolve o raciocínio lógico, mas a língua materna (linguagem cotidiana) é principal fator de desenvolvimento do raciocínio. A linguagem cotidiana possui frases exclamativas, declarativas e interrogativas; enquanto que na matemática existem apenas sentenças declarativas que são caracterizadas por serem verdadeiras ou falsas.

Equações são as representações matemáticas de perguntas/problemas relatados na linguagem cotidiana.

A lógica trata de argumentos. Dentro da matemática, argumentar é defender um ponto de vista, baseado em proposições iniciais (as chamadas premissas) e em cima destas proposições, finalizar a argumentação, apresentação uma conclusão. Uma boa argumentação depende da verdade das premissas, pois quanto mais embasada na realidade for uma premissa, maior sustentação dará à argumentação.

______________________________________

Exercícios das Videoaulas 1 e 2


Texto A

Frases simples da linguagem cotidiana podem ser representadas na linguagem matemática, recorrendo-se a letras para representar números. Letras representando valores desconhecidos, ou incógnitas, podem transformar perguntas na linguagem cotidiana em afirmações na linguagem matemática. 


Tente fazer os exercícios de tradução de uma linguagem na outra sugeridos a seguir.


Exercícios 1 e 2
Exercícios 3 e 4


______________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO

Nesta semana, a sua avaliação para as aulas 1 e 2 será composta por duas entregas no Portfólio de Matemática que estão descritas a seguir:
  • Para avaliação das aulas 1 e 2 da Semana 1 da disciplina, escreva um resumo pessoal, de 10 a 20 linhas, sobre o significado do tema tratado, registrando em que as aulas contribuíram para revelar o papel da Matemática na compreensão da realidade. Publique sua resposta no Portfólio da disciplina.
  • Os exercícios das aulas 1 e 2, foram formuladas a partir de pequenos textos (Texto A, Texto B, Texto C etc.). Para avaliação das aulas 1 e 2, escolha pelo menos UM (1) Texto (A, B, C etc.)  e resolva os exercícios relacionados ao texto. As respostas devem ser  enviadas pelo Portfólio da disciplina.  



Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário