
Números: uma visão histórica;
os números √2, π, φ
Números em perspectiva histórica, classificação, infinidade dos números primos, racionais e suas representações. O número π e o método de Arquimedes para obter sua aproximação.
Exercício da Videoaula 3
Leia o texto abaixo e, em seguida, a pergunta a seguir.
Como você viu na videoaula, existem infinitos números primos, o que está demonstrado desde os tempos de Euclides, matemático que viveu por volta de 300 a.C. Um fato curioso que também pode ser demonstrado de maneira simples é o de que é possível produzir “desertos de números primos” de um tamanho arbitrário qualquer. Com “desertos de números primos” estamos querendo dizer uma sequência, de tamanho arbitrário qualquer, de inteiros consecutivos de forma que nessa sequência não haja números primos. Por exemplo, se estamos interessados em uma sequência de cinco inteiros consecutivos de forma que nela não haja números primos, basta exibir a sequência 24, 25, 26, 27 e 28. Observe que 24, 26 e 28 são números pares e, portanto, não são primos (o único número par que é primo é o 2), 25 é divisível por 5 (além de 1 e 25), e 27 por 3 e 9 (além de 1 e 27).
![]() |
Exercícios |
______________________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Nesta semana, a sua avaliação para as Aulas 3 e 4 será composta por duas entregas no Portfólio de Matemática que estão descritas a seguir:
- Os exercícios da aula 3 foram formulados para que pratique aquilo que aprendeu na vídeoaula. Para avaliação da aula 3, escolha pelo menos UM (1) exercício para resolver. A resposta deve compor o Portfólio da disciplina.
- Os exercícios da aula 4, foram formulados para que pratique aquilo que aprendeu na vídeoaula. Para avaliação da aula 4, escolha pelo menos UM (1) exercício para resolver. A resposta deve compor o Portfólio da disciplina.
Nenhum comentário :
Postar um comentário