Correio Eletrônico
A troca de mensagens através de computadores, inicialmente era bastante limitada e era realizada somente entre os usuários de uma mesma máquina. Na década de 70, houve uma evolução que possibilitou a troca de mensagens entre computadores através da rede. Porém foi com o advento da internet que o correio eletrônico, o popular e-mail, passou a ser uma das ferramentas mais utilizadas na internet.
A popularização do correio eletrônico afetou intensamente a vida de empresas e das pessoas, modificou hábitos e praticamente, aposentou algumas tecnologias.
Máquina de escrever e memorando: desuso |
Por exemplo, até o inicio dos anos 90 era comum nas empresas que para registrar uma comunicação entre pessoas e/ou departamentos se utilizasse um documento simples, manuscrito ou às vezes preenchido com máquina de escrever, esse documento era o famoso: memorando.
Também era comum que a maioria das comunicações entre uma empresa e seus clientes e fornecedores, utilizassem o envio de cartas, telegramas e impressos de propaganda postando suas correspondências em uma das unidades da Empresa de Correios.
Aparelho de fax: aposentado |
Outra opção de comunicação muito utilizada da época, utilizada para o envio de documentos era conhecido como: aparelho de fax.
Com a vida do cidadão comum, não foi diferente, as formas de comunicação também foram totalmente modificada pelo email.
Com a evolução da internet e a chegada dos computadores à residência das pessoas, a troca de cartas e cartões deixou de ser a forma de comunicação entre amigos e parentes; e troca de e-mails passou a ser a forma de comunicação mais comum entre os precursores desta nova era.
Não podemos dizer que essas ações foram totalmente eliminadas, pois em alguns lugares, elas sobrevivem. Contudo, podemos afirmar que essas práticas perderam força, na mesma proporção que a comunicação por e-mail cresceu e foi agregando novos usuários.
Com o passar do tempo, outras tecnologias de comunicação foram agregadas, mas a comunicação por e-mail continua forte e não dá indícios de deixar de ser uma das mais queridas ferramentas da era digital.
Nenhum comentário :
Postar um comentário