terça-feira, 2 de setembro de 2014

Leitura e Prod. de Textos - Aula 8

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_EiYrhGMq4ADeclaração Universal 

dos Direitos Linguísticos


A declaração Universal dos Direitos Linguísticos foi redigida com o objetivo de corrigir os desequilíbrios linguísticos e assegurar o respeito, desenvolvimento e preservação de todas as línguas.

Essa declaração trata-se de uma série de normas e recomendações a serem seguidas principalmente pelos organismos oficiais e de administração pública.
Respeito, desenvolvimento e preservação para todas as línguas

Também conhecido como Declaração de Barcelona, o documento foi aprovado na conclusão da Conferência Mundial sobre Direitos Linguísticos realizada 06 a 09 de junho de 1996, em Barcelona, Espanha.

Anos depois da divulgação da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, foi divulgado um novo documento, que  foi chamado de Manifesto de Girona; e é uma versão condensada, ratificando o que seriam os 10 (dez) principais pontos da declaração. 

Conheça o Manifesto de Girona...


MANIFESTO DE GIRONA SOBRE OS DIREITOS LINGUÍSTICOS


O PEN Internacional reúne os escritores do mundo.Há quinze anos, o Comitê de Tradução e Direitos Linguísticos do PEN Internacional tornou pública, em Barcelona, a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos. Hoje, o mesmo Comitê, reunido em Girona, proclama um Manifesto com os dez princípios centrais da Declaração Universal.
  1. A diversidade linguística é um patrimônio da humanidade que deve ser valorizado e protegido.
  2. O respeito por todas as línguas e culturas é fundamental no processo de construção e manutenção do diálogo e da paz no mundo.
  3. Cada pessoa aprende a falar no seio de uma comunidade que lhe dá a vida, a língua, a cultura e a identidade.
  4. As diversas línguas e os diversos falares não são só instrumentos de comunicação; são também o meio em que os seres humanos crescem e as culturas se constroem.
  5. Qualquer comunidade linguística tem direito a que a sua língua seja utilizada oficialmente no seu território.
  6. O ensino escolar deve contribuir para prestigiar a língua falada pela comunidade linguística do território.
  7. O conhecimento generalizado de diversas línguas por parte dos cidadãos é um objetivo desejável, porque favorece a empatia e a abertura intelectual, ao mesmo tempo que contribui para um conhecimento profundo da língua própria.
  8. A tradução de textos – particularmente dos grandes textos das diversas culturas – representa um elemento muito importante no necessário processo de maior conhecimento e respeito entre os homens.
  9. Os meios de comunicação são alto-falantes privilegiados quando se trata de tornar efetiva a diversidade linguística e de prestigiá-la com competência e rigor.
  10. O direito ao uso e proteção da língua própria deve ser reconhecido pelas Nações Unidas como um dos direitos humanos fundamentais.

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