quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Leitura e Prod. de Textos - Aula 16

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1QJxGX5_SUUEstrutura da Língua


Estrutura significa que uma coisa está ligada a outra coisa, que é ligada a outra e assim por diante. Estruturas implicam em hierarquia e este princípio, se aplica a todos os níveis da linguagem.  A maioria das estruturas possuem dois tipos de relações: as verticais ou subordinadas, quando a ligação ocorre entre elementos de menor para maior importância; e as horizontais ou coordenadas quando a ligação ocorre entre elementos de mesma importância.
 
Todas as estruturas linguísticas são compostas da uma Base + Adjunto, esse conjunto forma uma nova base que pode se unir a um novo adjunto, formando uma nova base e assim sucessivamente. Na língua, os fonemas se unem e formam Morfemas, que se unem e formam Palavras; ou seja, as bases vão se ligando até formar um texto. A estrutura completa partindo de um fonema até chegar ao texto, é a seguinte: FonemasSílabas ou MorfemasPalavrasSintagmasOraçõesPeríodosParágrafos = Textos.
 
Diferença entre orações coordenadas e subordinadas
Um dos exemplos mais conhecidos dessa organização estrutural ocorre quando as orações se unem e são formados os períodos. No estudo da gramática, quando analisamos os períodos, somos apresentados às orações coordenadas e subordinadas. As orações coordenadas são independentes entre si; e nas orações subordinadas existe uma dependência de uma oração principal.
 
Resumidamente, podemos afirmar que seja na analise de uma sílaba, de uma oração ou um texto; permanece o mesmo princípio, o das relações e da hierarquia. 




Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário