Racismo no Brasil
O brasileiro costuma falar que não existe ou é brando; ou então, costuma falar que o racismo é praticado por uma minoria.
Ainda hoje, o conceito de raça é utilizado para discriminar, porém não é a única forma. No nosso racismo, conta a aparência, o contexto e a posição social ou condição financeira.
A mistura racial é uma das grandes contribuições que o Brasil pode dar, como exemplo do mundo. Mas a miscigenação, não eliminou o racismo racial. Além disso, a desigualdade social provocou outra forma de racismo, a social.

No governo, o projeto oficial brasileiro é antirracista. Algumas leis foram criadas para diminuir ou compensar o racismo, e a mais polêmica destas são as cotas raciais nas universidades. Alguns apoiam essa ideia, outros pregam que as cotas raciais criam um novo tipo de desigualdade, pois privilegiam a seleção por origem racial ao invés de priorizar a seleção por mérito.
O certo é que todos temos um desafio. O desafio que os governantes e da sociedade desafio é romper com esta estrutura de conformismo e conservadorismo da cultura brasileira; e eliminar as diferenças sociais, os preconceitos e o racismo, seja ele racial ou social.
Nenhum comentário :
Postar um comentário