terça-feira, 5 de maio de 2015

Sociologia da Educação - Aulas 5 e 6

Sociologia da Educação

Aula 6
Aula 5

Semana 3



______________________________________


Atividade das videoaulas 05 e 06

 


A função social da escola e conceitos de diferenças, igualdade e desigualdades entre os seres humanos


A escola é essencial na formação dos novos cidadãos, pois é portadora dos saberes e valores representativos de uma sociedade. A escola é a instituição por onde toda a população de crianças e jovens deve passar para aprender os conhecimentos necessários para inserir-se na sociedade. No Brasil, essa ainda não é a realidade e sabemos que uma parcela de crianças e jovens permanece sem acesso à escola.

A função social da escola sob o ponto
de vista do educador José Manuel Moran
Pode-se perceber o grau de importância que a escola tem atualmente, pelo tempo de permanência das pessoas na instituição. O processo de educação inicia-se ainda na primeira infância e diariamente, as crianças permanecem por horas ao dia, pelo menos cinco dias na semana e este processo repete-se por anos até chegarmos a idade adulta. Além do tempo dentro da escola, deve-se considerar ainda, o tempo ocupado pelas atividades que foram originadas na escola, sem contar os laços de amizade estabelecidos dentro da escola e que normalmente são cultivados e ampliados fora do ambiente escolar.

Ao longo do tempo, a instituição foi assumindo novas responsabilidade perante a a sociedade. Num primeiro momento, a escola era voltado para uma elite  e para as demais pessoas, a educação era atribuição da própria família.

Em um segundo momento, que ocorreu na época da revolução industrial, a escola passou a ser o transmissor dos saberes necessários para que as pessoas pudessem viver neste novo contexto econômico e social. Neste período, somente a educação básica era priorizada e os demais ciclos ainda ficavam restritos a poucas pessoas.

A função social da escola sob o ponto
de vista do educador Paulo Freire
Um terceiro momento, que é o nosso atual, vivemos em uma  sociedade onde a informação e conhecimento assumem um papel decisivo na vida das pessoas e a educação básica já não é mais suficiente. A escola vai acompanhando estas mudanças sociais, incorporando novas tecnologias e disponibilizando o acesso das pessoas em mais ciclos escolares, como: ensino médio, graduação e pós-graduação. A busca constante por informação e as exigências do mercado de trabalho, obrigam as pessoas a estudar cada vez mais. Para atender estas necessidades, as escolas tem procurado evoluir frequentemente e adaptar-se a complexidade da sociedade atual.

Para entender melhor a sociedade atual, precisamos estar inteirados a alguns conceitos, como: Igualdade, Diferenças e Desigualdades sociais.

As diferenças sociais tem por base as diferenças biológicas e culturais. As diferenças são uma fonte enorme de enriquecimento humano, pois se aceitarmos e respeitarmos as diferenças entre as pessoas, podemos aprender com esta diversidade e nos desenvolveremos como seres humanos.

Quando não aceitamos e respeitamos as diferenças, são criadas as desigualdades e estas são fruto de ações dos próprios seres humanos em relações de força, dominação e exploração. Quando esta relação de desigualdade é combinada com um pensamento de superioridade exacerbado, dão origem aos preconceitos e discriminação.

Igualdade é um pensamento da era moderna e teve na Revolução Francesa, o seu principal momento; e pressupunha que os indivíduos seriam considerados como iguais e as desigualdades não podem ser baseadas pelo nascimento ou por tradições.

Apesar do pensamento modernista, na prática esse pensamento foi suplantado por outros. Segundo os estudos de Karl Marx, a igualdade é praticamente uma utopia e as desigualdades de classes são um elemento estrutural das sociedades capitalistas, ou seja, a desigualdade é um elemento essencial para a existência do capitalismo. No capitalismo, os detentores do capital e dos bens de produção compõe uma classe diferenciada em comparação aos operários, os trabalhadores assalariados e portanto, essa diferença econômica seria o fator gerador das desigualdades.

Os direitos sociais foram a forma encontrada pelos governos para compensar as desigualdades estruturais do capitalismo, ou seja, os organismos governamentais através de suas políticas públicas promovem ações de educação, saúde, programas habitacionais, etc, como forma de minimizar as desigualdades sociais.



__________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.





Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário