Filosofia da Educação
![]() |
| Aula 12 |
![]() |
| Aula 11 |
![]() |
| Aula 10 |
![]() |
| Aula 9 |
Semana 3
_______________________________
Atividade das Videoaulas 09 à 12
No último item do texto-base da nona aula (Considerações para a educação a partir destas ideias de Severino), há algumas perguntas ali colocadas. Três delas estão repetidas abaixo.
- QUESTÃO 1: Se os seres humanos realizam-se por completo nas três esferas de relações apresentadas por Severino, que recursos educacionais devem ser oferecidos às crianças e jovens para que se desenvolvam plenamente como seres humanos?
| Antônio Joaquim Severino, Filósofo da Educação |
- QUESTÃO 2: Se é verdade que o ser humano se faz nas relações produtivas, nas relações sociais e nas relações simbólicas (relações que lhe permitem ter e produzir arte, conhecimento, valores, folclore, rituais, religiosidade), o que uma família deveria poder proporcionar às suas crianças e jovens? Alimentação, moradia, roupa, cuidados com a saúde e acesso à escola? Há algo mais?
- QUESTÃO 3: O que um educador pode fazer para neutralizar, ou ao menos, minimizar os riscos da exploração, da dominação e da ideologização presentes nas relações de trabalho, nas relações sociais e nas relações simbólicas?
SELECIONADA PARA RESPOSTA
QUESTÃO 1
Se os seres humanos realizam-se por completo nas três esferas de relações apresentadas por Severino, que recursos educacionais devem ser oferecidos às crianças e jovens para que se desenvolvam plenamente como seres humanos?
RESPOSTA
O filósofo Severino teoriza que os seres humanos somente tem uma formação completa quando são combinadas três esferas de relações: as produtivas, as sociais e as simbólicas.
Nas relações produtivas existe a interação com a natureza nas relações de trabalho e retirada de recursos, nas relações sociais a interação ocorre com os semelhantes e as respectivas relações de poder; e a nas relações simbólicas a interação ocorre consigo mesmo, sob a forma de expressões artisticas e culturais.
É importante salientar que nestas relações, os seres humanos são ao mesmo tempo, autônomos e dependentes em relação ao meio natural e cultural no qual habitam.
São autônomos porque os seres humanos podem decidir sobre a própria formação, mas ao mesmo tempo existe uma dependência das influências do meio em que vivem. Essa posição tem o aval de outros pensadores que pregam que a formação de um ser humano se dá pela relação com outros seres humanos e que não é possível uma pessoa se formar sozinha, sem a interação com outros.
A meu ver, a palavra chave que resume todo o pensamento apresentada por Severino é: INTERAÇÃO.
Pensando em interação e pensando sob o ponto de vista educacional, acredito que devam ser priorizados as atividades que priorizem o trabalho em grupo, que permitam ao estudante a interação com outras pessoas; de forma que a aprender a lidar com uma diversidade de ideias e situações, promovendo um ambiente onde seja exercitado o respeito e tolerância.
Com atividades educacionais que promovam a troca de experiências, os alunos desenvolvem-se; pois sem perceber, influenciam e são influenciados, são levados a pensar; e muitas vezes, acabam por rever seus conceitos.
Logicamente nem todas as influências são absorvidas, pois existe sim, uma autonomia; o livre arbitrio que permite a cada estudante pensar e escolher o que é melhor para sua formação e crescimento como ser humano.
_________________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na disciplina.

Nenhum comentário :
Postar um comentário