Matemática e Música
Som e vibração: a relação entre as divisões da corda e as frequências sonoras. Para além de Pitágoras: o surgimento dos logaritmos e a escala temperada; Construções de instrumentos musicais: uma ideia ao alcance de todos.
_______________________________
Exercício da Videoaula 28
1. Vimos que uma abordagem física da construção das escalas musicais considera como padrão de referência a frequência de vibração de cada nota musical. Há uma relação inversa entre o comprimento da corda vibrante esticada sobre um monocórdio (ou outro instrumento de corda) e sua frequência. Se a frequência de uma corda vibrante é , ao dividirmos a corda em ½ de seu comprimento, obteremos uma nota cuja frequência é o inverso de ½, ou seja 2.
Dessa forma, as frequências das notas da escala pitagórica podem ser obtidas invertendo-se as frações correspondentes à divisão da corda solta no monocórdio.
Resolva o(s) exercício(s) abaixo:
| Exercício 1 |
| Exercício 2 |
| Exercício 3 |
________________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Nesta semana, a sua avaliação para as Aulas 27 e 28 será composta por duas entregas no Portfólio de Matemática que estão descritas a seguir:
- Os exercícios da aula 27 foram formulados para que pratique aquilo que aprendeu na videoaula. Para avaliação da aula 27, escolha pelo menos UM (1) exercício para resolver. A resposta deve compor o Portfólio da disciplina.
- Os exercícios da aula 28, foram formulados para que pratique aquilo que aprendeu na videoaula. Para avaliação da aula 28, escolha pelo menos UM (1) exercício para resolver. A resposta deve compor o Portfólio da disciplina.
Nenhum comentário :
Postar um comentário