terça-feira, 16 de setembro de 2014

Letramento Digital - Aula 16

Revisão de Textos e Plágio


Na cultura educacional do Ensino fundamental e Médio, os alunos ao realizarem seus trabalhos escolares não são incentivados a escrever seus próprios textos e adotam a realização de cópias do trabalho de outros como padrão e o pior é que nem mesmo são ensinados a citar o nome do autor ou a fonte de referencia, quando utilizam textos de outras pessoas.

Ao chegar ao Ensino Superior, o padrão é outro e existe a exigência que nos trabalhos acadêmicos, sempre sejam apresentados textos de autoria própria. 

Além da falta de incentivo no ensino fundamental e médio; o cansaço, a falta de tempo e a dificuldade de escrita são outros fatores que contribuem para que sejam realizada a copia de textos de outros, ao invés da produção de um trabalho autoral.

Todos estes fatores precisam ser superados e a prática da realização de copias de textos de terceiros deve ser abolida. Atualmente, existem softwares detectores de plágio e no meio acadêmico, é comum que os artigos sejam verificados através destes softwares para identificar se os textos foram copiados ou são autorais.

Num texto, quando utilizada alguma menção a artigos e/ou ideias de outros autores; é importante informar no corpo do texto e nas referencias bibliográficas, o nome desses autores.

As instituições acadêmicas quando identificam o plagio adotam medidas disciplinares severas, como por exemplo: reprovação em uma determinada matéria e em casos mais graves, pode até mesmo, desligar o aluno. Outras consequências que podem ocorrer em situações de plágio são: a necessidade de retratação publica e sofrer um processo ético e/ou jurídico.







Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário