Educação e Inclusão Social
Semana 5 – Aulas 17
à 20
Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Visual
São
duas categorias de pessoas que se enquadram como deficientes visuais: as
pessoas cegas e com baixa visão. As pessoas cegas são aquelas que possuem
acuidade visual igual ou menor que 0,05 e as pessoas com baixa visão são
aquelas com acuidade visual entre 0,3 e 0,05. Essa aferição é feita com base na
capacidade de visão do melhor olho que o indivíduo possui.
Essa
definição faz com que pessoas com limitações diferentes sejam classificadas
como deficientes visuais e é importante entender as características de cada
indivíduo para podermos inseri-lo adequadamente no processo educacional e ter o
melhor aproveitamento possível.
Conforme
previsto na Constituição, o atendimento educacional especializado deve ser
feito preferencialmente em uma escola na rede educacional de ensino. No
Atendimento Educacional Especializado devem ser oferecidos conteúdos, técnicas
para atender as especificidades dos alunos com deficiência. Esse atendimento
deve ser realizado nas salas de recursos multifuncionais, no contra-turno do
ensino comum e de forma a complementar à educação comum.
Para
os alunos com deficiência visual são oferecidos o ensino de Braille, utilização
do reglete e punção para realizar a escrita Braille de forma manual, maquina
Braille ou Perkins para a escrita através de teclas e uso do equipamento de
cálculo chamado soroban. O professor do atendimento especializado deve em
conjunto com o professor de sala comum, trabalhar para o desenvolvimento de
materiais para auxiliar no aprendizado dos conteúdos ministrados na sala de
aula comum e desenvolver material para avaliação dos alunos com deficiência
visual.
Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação
Existe
uma dificuldade para a identificação de pessoas com altas habilidades ou
superdotação devido a uma série de mitos quanto a definição destas pessoas. Entre
estes mitos, está a ideia que as pessoas
superdotadas são aquelas que possuem um QI (Quociente de Inteligência) elevado,
são aquelas chamadas de Nerds ou pessoas que se dão bem na área de matemática, que
são pessoas que tem muito sucesso na vida, que estas pessoas são autodidatas e
não precisam de apoio de professores, que somente pessoas de classes sociais
com maior poder econômico são superdotados, que as pessoas com altas
habilidades irão defender a humanidade e realizar eventos fantásticos, como se
fossem super-heróis.
Na realidade, o
conceito que define as pessoas com altas habilidades/ superdotação indica que
são aquelas que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes
áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança,
psicomotricidade e artes. Além disso, essas pessoas devem apresentar grande
criatividade, envolvimento na aprendizagem e na realização de tarefas em áreas
de seu interesse. No
Brasil, para efetuar a classificação das pessoas com altas
habilidades/superdotação é utilizada a teoria dos Três Anéis de Rezulli.
Os
indivíduos com altas habilidades/superdotação são público alvo da Educação
Especial porque possuem um conjunto de competências maior que a média da
população e em muitos casos, essa característica pode provocar um desinteresse deste aluno, devido aos
conteúdos abordados na série compatível com sua idade, estar aquém de sua expectativa
e capacidade de aprendizagem.
Portanto,
conforme previsto na legislação brasileira, cabe ao atendimento educacional
especializado, suplementar a formação do aluno com altas
habilidades/superdotação e permitir que ele tenha um aprendizado mais acelerado
e aprofundado dos conteúdos, para que alcance um desenvolvimento pleno de suas
potencialidades.
Atendimento Educacional Especializado e Deficiência Intelectual
A
Deficiência Intelectual é caraterizada por limitações significativas no
funcionamento intelectual e no comportamento adaptivo, ou seja, provoca uma
grande dificuldade de realizar as atividades do nosso cotidiano.
A
deficiência intelectual é a expressão de limitações no funcionamento individual
dentro de um contexto social e não é fixa, de forma que, a aplicação de apoios
pode melhorar a capacidade funcional dos indivíduos. Os chamados Apoios são
recursos e estratégias que visam promover o desenvolvimento, a educação, os
interesses e o bem-estar; e tem o objetivo de melhorar o funcionamento intelectual.
O
atendimento educacional especializado é uma forma de apoio e o professor
especializado tem a responsabilidade de buscar formas de apoiar, sustentar e
implementar alternativas metodológicas, estratégias e recursos para oferecer ao
estudante e ao professor da classe comum, as condições essenciais para o acesso
ao conhecimento.
Na
organização do trabalho do docente, alguns elementos devem ser organizados, são
eles: os conteúdos, a metodologia e a dinâmica de trabalho; e este planejamento
deve levar a promoção dos conceitos científicos e conceituais. Os procedimentos
pedagógicos se caracterizam por ser a força motriz do desenvolvimento, por meio
de ações planejadas e intencionais.
Atendimento Educacional Especializado em Transtorno Global do Desenvolvimento
Transtorno
Global do Desenvolvimento se caracteriza por englobar síndromes, como o
autismo. Com relação ao autismo, a principal síndrome que compõe este grupo,
podemos dizer que é uma desordem severa do desenvolvimento neurobiológico e se
caracteriza pela presença de aliterações no comportamento social, dificuldades
de comunicação e interesses restritos.
O
Transtorno Global do Desenvolvimento tem como característica, não possuir uma
única causa e haver a necessidade de um diagnostico clínico e o fator preponderante
para sua origem é a herança genérica, mas o meio onde a criança vive também tem
influência no aparecimento e no grau de desenvolvimento da doença.
A
legislação brasileira prevê que o Transtorno Global do Desenvolvimento seja
contemplado pela Educação Especial e a possibilidade de um bom resultado no
processo de inclusão depende do nível de desenvolvimento da doença e
principalmente que a identificação da doença e o processo de atendimento
educacional especializado ocorra o mais cedo possível; pois quanto mais jovem, maior
a possibilidade de adaptação à sociedade.
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