Psicologia da Aprendizagem
Semana 1 – Aula 01 a
04
Revoluções Educacionais
De acordo com o escritor espanhol
Jose Esteve, a historia da educação pode ser dividida em períodos onde
ocorreram as chamadas Revoluções Educacionais.
A Primeira Revolução Educacional
aconteceu no Egito a cerca de 3000 anos atrás, quando foram criadas casas de
instrução, a primeira instituição dedicada para a educação, na formação dos
escribas. Neste período bastante longo, a característica principal deste
período da história era que a educação se destinava a aristocracia, ou seja,
para uma pequena elite da sociedade; e os mentores/tutores cuidavam de uma
educação individualizada.
A Segunda Revolução Educacional
ocorreu somente no século XVIII, quando da formação dos estados nacionais
europeus. O marco deste período foi o
Decreto do Rei Frederico Guilherme II da Prússia que pela primeira vez diz que
a educação deveria ser pública e responsabilidade do Estado.
A principal característica deste
período era que o conhecimento estava centrado na figura do professor e sua
responsabilidade era transferir o conhecimento para um grande número de alunos,
simultaneamente. Esse modelo vem sendo seguido até hoje. Também deste período vem
a ideia de homogeneização, onde para que haja maior eficiência do ensino, e
começa haver a seriação e a criação de salas de aula com alunos definidos por
parâmetros de igualdade.
Atualmente, vivemos o período da
Terceira Revolução Educacional que um período de universalização e
democratização do ensino. Neste processo ocorre a inclusão na sala de aulas das
diferenças, como por exemplo: sociais, econômicas, psíquicas, físicas,
culturais, etc., ou seja, na mesma sala de aula devem ser incluídos todos os
alunos, independentes de suas características.

O FUTURO DA EDUCAÇÃO: A QUARTA
REVOLUÇÃO EDUCACIONAL
Como evolução do processo
educacional, estamos iniciando a Quarta Revolução Educacional que deve trazer
para o futuro da educação uma nova estrutura de ensino-aprendizado, mantendo a
conservação dos conhecimentos historicamente construídos, mas inovando no
processo da educação.
Neste novo processo de educação, novos
conteúdos devem ser incorporados ao programa da educação básica, e entre esses
conteúdos estão a incorporação da ética e da responsabilidade social. Também
deve ser incluído o tema da sustentabilidade e procurar fazer com que a
educação seja voltada para o cotidiano das pessoas.
Também é preciso repensar a forma de
levar o conhecimento as pessoas, repensar os tempos, espaços e relações nas
instituições de ensino e pesquisa, e incorporar tecnologias no processo de
educação.
A relação professor-aluno deve
sofrer uma alteração, onde o professor deixa de ser o foco e o aluno passe a
ser o protagonista do processo de ensino-aprendizagem.
Integrar as diferenças dentro da
sala de aula deve ser a matéria prima para o desenvolvimento do trabalho
pedagógico de qualidade e não um obstáculo a ser vencido. Para que a escola
atenda a diversidade e promova a aprendizagem, é necessário incorporar no
projeto pedagógico as novas linguagens do cotidiano dos estudantes, inclusive
com a integração de ferramentas tecnológicas e de comunicação.
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