quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Psicologia Aprendizagem - Aulas 1 à 4

Psicologia da Aprendizagem

Semana 1 – Aula 01 a 04

Revoluções Educacionais


De acordo com o escritor espanhol Jose Esteve, a historia da educação pode ser dividida em períodos onde ocorreram as chamadas Revoluções Educacionais.

A Primeira Revolução Educacional aconteceu no Egito a cerca de 3000 anos atrás, quando foram criadas casas de instrução, a primeira instituição dedicada para a educação, na formação dos escribas. Neste período bastante longo, a característica principal deste período da história era que a educação se destinava a aristocracia, ou seja, para uma pequena elite da sociedade; e os mentores/tutores cuidavam de uma educação individualizada.

A Segunda Revolução Educacional ocorreu somente no século XVIII, quando da formação dos estados nacionais europeus.  O marco deste período foi o Decreto do Rei Frederico Guilherme II da Prússia que pela primeira vez diz que a educação deveria ser pública e responsabilidade do Estado.

A principal característica deste período era que o conhecimento estava centrado na figura do professor e sua responsabilidade era transferir o conhecimento para um grande número de alunos, simultaneamente. Esse modelo vem sendo seguido até hoje. Também deste período vem a ideia de homogeneização, onde para que haja maior eficiência do ensino, e começa haver a seriação e a criação de salas de aula com alunos definidos por parâmetros de igualdade.

Atualmente, vivemos o período da Terceira Revolução Educacional que um período de universalização e democratização do ensino. Neste processo ocorre a inclusão na sala de aulas das diferenças, como por exemplo: sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, etc., ou seja, na mesma sala de aula devem ser incluídos todos os alunos, independentes de suas características.

O Desafio da educação é equilibrar o aumento da acessibilidade com a inclusão das diferenças, priorizando a qualidade da educação. Para que isso ocorra tem metodologias ativas de aprendizagem onde ocorra uma alteração da relação entre professor e aluno, e o foco passe a ser o aprendizado dos alunos.


O FUTURO DA EDUCAÇÃO: A QUARTA REVOLUÇÃO EDUCACIONAL

Como evolução do processo educacional, estamos iniciando a Quarta Revolução Educacional que deve trazer para o futuro da educação uma nova estrutura de ensino-aprendizado, mantendo a conservação dos conhecimentos historicamente construídos, mas inovando no processo da educação.
Neste novo processo de educação, novos conteúdos devem ser incorporados ao programa da educação básica, e entre esses conteúdos estão a incorporação da ética e da responsabilidade social. Também deve ser incluído o tema da sustentabilidade e procurar fazer com que a educação seja voltada para o cotidiano das pessoas.

Também é preciso repensar a forma de levar o conhecimento as pessoas, repensar os tempos, espaços e relações nas instituições de ensino e pesquisa, e incorporar tecnologias no processo de educação.
A relação professor-aluno deve sofrer uma alteração, onde o professor deixa de ser o foco e o aluno passe a ser o protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Integrar as diferenças dentro da sala de aula deve ser a matéria prima para o desenvolvimento do trabalho pedagógico de qualidade e não um obstáculo a ser vencido. Para que a escola atenda a diversidade e promova a aprendizagem, é necessário incorporar no projeto pedagógico as novas linguagens do cotidiano dos estudantes, inclusive com a integração de ferramentas tecnológicas e de comunicação.





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