terça-feira, 19 de maio de 2015

Sociologia da Educação - Aulas 9 e 10

Sociologia da Educação

Aula 10
Aula 9

Semana 5

 

 ______________________________________

Atividade das videoaulas 09 e 10


As aulas desta semana trouxeram conceitos e ideias relativos ao papel do professor e seus desafio e às relações de poder presentes na escola. Represente por meio de imagens ou frases ou poemas ou outros elementos textuais e/ou gráficos as associações que fez entre as ideias discutidas nas aulas e suas experiências pessoais/profissionais. Justifique brevemente a associação que fez. Esta atividade deve ser desenvolvida por meio de três itens:
a) Ponto/conceito/ideia escolhido;
b) Representação/associação (imagem, texto selecionado para representar o ponto escolhido); 
c) Justificativa da escolha. A avaliação levará em conta a pertinência do tema/conceito escolhido para ser representado e a justificativa do mesmo.


A suprema arte do professor...


"A suprema arte do professor é despertar a alegria na expressão criativa do conhecimento, dar liberdade para que cada estudante desenvolva sua forma de pensar e entender o mundo. Assim criamos pensadores, cientistas e artistas que expressarão em seus trabalhos aquilo que aprenderam com seus mestres". 

Albert Einstein



Ao longo do tempo as relações entre aluno e professor foram modificadas. Houve períodos da história em que detinha mais poder e influência, e não havia questionamentos com relação à suas decisões. Detinham total poder na escola e eram os senhores da sala de aula.

Atualmente as coisas estão diferentes, menos poderes, novas responsabilidades e os professores vivem um período de dúvidas e adaptação de novos conceitos educacionais. Os próprios professores se questionam sobre as suas responsabilidades e tem sido questionados pela sociedade, quanto as suas capacidades.

O certo é que independente da época ou da política educacional vigente, o pensamento de Albert Einstein resume perfeitamente, o papel do professor.






Resumo das videoaulas



Escola Tradicional e a Relação Escola/Sociedade


Na escola tradicional, o sistema de ensino pretende fazer a transmissão de conhecimentos e o professor é o detentor dos conteúdos que serão transmitidos aos alunos, ou seja, o foco do ensino tradicional está no professor e na transmissão de conhecimentos.

Dentro da escola tradicional, existe uma forte disciplina e a instituição é organizada de forma a controlar os corpos, ou seja, controlar os indivíduos. Toda a estrutura da escola é pensada com o objetivo de controlar e de disciplinar.

Além dos exemplos físicos, como muros e grades, outras formas de controle estão relacionadas com a organização de filas, a divisão de tempo das aulas, suspensões, expulsões e a avaliação com notas; são outros fatores utilizados como forma de disciplinar os alunos.

Esse modelo de escola é proveniente da concepção pensada na época da Revolução Francesa e da era das formações dos estados nacionais no Século XIX, onde se preconizou a criação de uma escola laica, pública e gratuita; o que era um forma de afirmação dos Estados Nacionais. Além disso, a escola teve o papel de disciplinar as massas e treiná-las para trabalhar como operários nas indústrias que estavam em expansão.

Apesar de estarmos em outra época econômica, política e social; muitos valores da escola tradicional continuam existindo no sistema educacional atual.


O papel da escola tem variado ao longo do tempo entre o papel de salvadora e outro de papel de reprodutora. No papel de Escola Salvadora, a instituição teria o papel de salvar e modificar a sociedade; enquanto que no papel de Escola Reprodutora, ela teria o papel de manter as coisas como estão. Os próprios professores não se reconhecem nestas duas vertentes e existem espaços para outras concepções mais ajuizadas do papel da escola.

Na escola tradicional, como era até a segunda metade do século passado, o papel da escola limitava-se a ser o local onde havia apenas a relação ensino-aprendizagem. Com o passar dos anos, a sociedade foi passando para a escola novas responsabilidades e os professores foram se apropriando destas responsabilidades, o que provocou um excesso de missões a ser exercida pela escola e os professores.

A universalização do ensino no Brasil ocorrida principalmente nos últimos 40 à 50 anos, trouxe para escola uma gama de alunos de classes variadas. Nem escola, nem professores estavam preparados para trabalhar com tanta diversidade e a atender novas necessidades apresentadas por estes alunos. Além disso, com a mudança dos processos educacionais houve uma mudança nas relações professor-aluno e o professor que antes era o detentor do conhecimento e ponto central do processo; perdeu poder e influencia, pois agora, o aluno passou a ser o foco central do processo de aprendizagem e o professor passou a ter o papel de incentivador e orientador.

Essa dificuldade de adaptação da escola já se prolonga por anos e provocou uma crise de identidade nos professores, pois ainda não existe um consenso de como os professores devem agir para lidar com essa variação de necessidades, sem contar que os professores possuem pouca autonomia para tomar decisões e devem seguir determinações dos órgãos de educação e de seus gestores. 

A realidade é que os professores estão procurando se adaptar a essa realidade, imposta pela sociedade e pelas políticas publicas de educação e estão em busca de encontrar novas soluções e construir uma escola onde tenham mais autonomia e participação nas decisões e onde possam desenvolver seu trabalho adequadamente, proporcionem um ensino de qualidade e contribuam para formação e desenvolvimento de seus alunos.



_________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.




Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário