quinta-feira, 14 de maio de 2015

Psicologia de Desenvolvimento - Aulas 13 à 16

Psicologia de Desenvolvimento

https://youtu.be/sI1_YuyUaGI
Aula 16
https://youtu.be/Av4I18c2OFk
Aula 15
https://youtu.be/7aDuOhdNWEA
Aula 14
https://youtu.be/hlqWjGnQ-gE
Aula 13

Semana 4


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Atividade das videoaulas 13 à 16


Infância e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural



Psicologia do desenvolvimento relacionada à escola baseia-se em uma teoria que orienta o pensar e o agir dos professores. As ações dos educadores são sempre norteadas por teorias; então, é importante que os educadores estejam sempre antenados com as melhores e mais modernas práticas e teorias, de forma a trabalharmos como os conhecimentos mais atuais relacionados ao processo de desenvolvimento. 

Atividades colaborativas promovem o desenvolvimento humano
A perspectiva histórico cultural prega que o conhecimento e personalidade são aprendidos nas relações sociais. A concepção histórico-cultural entre aprendizagem e desenvolvimento podem ser considerados um divisor de aguas entre a velha e a nova psicologia; e a educação é considerada o motor do desenvolvimento e  um processo de humanização.

Portanto, se o desenvolvimento ocorre movido pela educação, os educadores exercem um papel fundamental neste processo e devem organizar intencionalmente as condições para formação e desenvolvimento das melhores qualidades humanas em cada um dos seus alunos.

Os estudiosos do desenvolvimento humano apontam a existência de duas zonas de desenvolvimento distintas: a real e a próxima. Na zona de desenvolvimento real, o indivíduo faz as atividades sozinho e na zona de desenvolvimento próxima, o indivíduo faz as atividades com ajuda de outros. 

Tendo em mente essa concepção, podemos chegar a conclusão que nem todo ensino promove desenvolvimento, pois se o ensino é focado em atividades onde as pessoas já consegue realizar sozinho, ele não estará se desenvolvendo, e sim, apenas repetindo uma ação que ele já conhece.

Desta forma, o bom ensino, aquele que promove o desenvolvimento humano deve ser baseado em atividades que não repete aquilo que a criança já sabe, deve ser desafiador e avançar em relação ao conhecimento prévio da criança. 

Grupos heterogêneos promovem a troca de conhecimentos
Também é importante que o professor ofereça ajuda durante o processo e que as atividades sejam colaborativas e que preferencialmente, os grupos sejam heterogêneos, de forma que haja uma troca de conhecimentos e que aqueles que tem mais conhecimento, ajudem os colegas que tem menos conhecimento.

Não é qualquer fazer que pode ser caracterizado como uma atividade que promove a aprendizagem. Todo fazer humano parte de um motivo, que leva a um fazer e este a um resultado. Quando o motivo é coincidente ao resultado, temos uma atividade que promove o desenvolvimento. Se não atender estes requisitos, é apenas uma ação e não leva a aquisição de conhecimento. Outra característica da atividade, é que nela existe uma experiência emocional e a criança é afetada pela atividade.

O professor deve promover a participação dos alunos
O professor tem o papel de criar nos alunos, novas necessidades humanizadoras. Para que o professor possa fazer isso, é preciso organizar as atividades de forma a fazer sentido para as crianças, procurar promover a participação e auxiliar os alunos a criar instrumentos culturais autênticos.

Os alunos aprendem as qualidades humanas e esse aprendizado é fruto das experiências vividas, sendo o seu desenvolvimento movido por situações concretas da vida e da educação.

As crianças aprendem de forma diferente em cada idade. Estas etapas diferentes para cada idade recebem o nome na psicologia de atividade guia. A classificação proposta pela Psicologia de Atividade Guia é adotada como referencia, mas não é estatiza e ocorrem ciclos que avançam sobre os outros e se misturam, de acordo com cada indivíduo. Apesar da variação, tomando-se uma média como referência, pode-se identificar os seguintes ciclos:
Primeira infância: atividade com objetos
  • Primeiro ano de vida: neste período a atividade guia é a comunicação emocional
  • Primeira infância (entre 1 e 3 anos): nesta fase, a atividade que mais favorece o desenvolvimento da criação é a atividade com objetos
  • Idade pré-escolar: neste período, a atividade guia é o brincar de faz de conta com papeis sociais
  • Idade escolar: neste ciclo, a atividade guia principal é a atividade do estudo.
No processo de aprender existe um triplo protagonismo: cultura, a criança e o mediador. Ou seja, um processo de aprendizagem não se completa, na ausência de qualquer um dos três elementos essenciais.

A cultura atua como fonte das qualidades humanas. Os objetos relacionados à cultura, criados ao longo da historia, como fala, escrita, hábitos, ciências, dentre outros que guardam em si as qualidades humanas necessárias ao seu uso e quando as novas gerações se apropriam destes objetos culturais, se apropriam das qualidades humanas.

O professor tem o papel de apresentar a cultura para as crianças. Cabe ao educador a tarefa de perceber a criança como alguém que  se não detém o conhecimento, tem a capacidade de aprender. e deve selecionar e apresentar os conteúdos culturais de forma adequada.

A crianças aprendem pelas vivencia, ou seja, aprendem filtrando pelas suas próprias experiências, as influencias do meio. Para que aprendam é preciso que haja uma atividade que dê sentido para a criança, naquilo que esta sendo aprendido.

As atividades precisam dar sentido ao que está sendo aprendido
Para maximizar os resultados é necessário organizar formas de gestão de tempo. Uma parcela desta gestão é exercida pelos professores. Outra parcela da gestão é compartilhada, pois o professor propõe uma atividade e as crianças combinam um tempo para realizar as tarefas. Temos uma terceira parcela da gestão do tempo que é livre. A palavra "livre" não quer dizer que se faça qualquer ação, sem que ocorra um planejamento, na verdade, esse processo quer dizer que é possível realizar atividades que foram planejadas antecipadamente, mas sem que se siga uma ordem rígida.

A partir de tudo o que foi apresentado, temos uma nova compreensão do desenvolvimento psíquico que permite-nos assumir uma nova concepção de educação, comprometida com a formação das máximas condições humanas, independente das condições sociais e econômicas.

Como educadores, sempre devemos ter em mente que o aluno tem o lugar de sujeito no processo de aprender e a teoria do desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural tem o objetivo de orientar as praticas, em um processo onde a
O aluno é o principal sujeito no processo de aprender
educação e o ensino são as formas universais do desenvolvimento psíquico do homem, e onde é preciso educar para que os alunos tenham uma atitude frente aos conhecimento.

Uma nova cultura escolar onde existam efetivas relações de comunicação e colaboração entre professores e alunos; onde sejam suprimidas as relações autoritárias, e onde os professores ensinem as crianças as gerir o seu conhecimento e levem-nas a pensar. Um processo onde tempo, ambiente, relações e atividades sejam fatores que promovam a participação intensa dos alunos em situações de cooperação e comunicação. Uma nova concepção onde um ensino colaborativo e desafiador promovam o avanço do conhecimento e desenvolvimento humano.


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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.




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