terça-feira, 28 de abril de 2015

Sociologia da Educação - Aulas 3 e 4

Sociologia da Educação

Aula 4
Aula 3

Semana 2

______________________________________


Atividades das videoaulas 3 e 4


As teorias de Max Weber e a importância da sociologia na compreensão da educação



Max Weber
Para o sociólogo alemão, Max Weber, a sociedade é um sistema de poder que está presente em todos os níveis da sociedade, desde as relações entre os governantes e a população, até mesmo nas relações na família ou no trabalho. A sociedade se constitui a partir do individuo e de acordo com as relações estabelecidas por este individuo.

Na concepção de Weber, a burocracia é própria do capitalismo e a forma como o Estado se organiza. A burocracia se caracteriza pela hierarquia, a forte presença de registros documentais, exigência de treinamento para capacitação ao trabalho e a existência de regulamentos.

A educação se relaciona com as formas de dominação e seus tipos de educação são divididos em três:
  • Educação Carismática: visa despertar um dom nas pessoas e é um tipo de educação fortemente marcado pelas relações afetivas
  • Educação Tradicional: visa despertar o homem culto, com uma formação voltada para se adequar aos valores do grupo ao qual ele pertence
  • Educação Burocrática: visa o treinamento e transmissão de conhecimento especializado para finalidades práticas.
O conhecimento dos três autores clássicos é importante para a realização de estudos sociológicos e permite uma análise sob um ponto de vista de um determinado autor; porém não devemos ficar engessados sobre um único ponto de vista, pois é necessário buscar por uma visão mais ampla.

A Sociologia da educação tem grande importância para a compreensão da Educação Escolar. Sob o ponto de vista da sociologia, o processo educativo tem por objetivo a formação de seres humanos plenos, ou seja, seres humanos não somente sob o ponto de vista biológico, mas também em decorrência do aprendizado que transforma-o de forma a viver em sociedade.


Para a sociologia o ser humano torna-se realmente humano quando esta apto para viver em sociedade e consciente da realidade social em que vive e em condições de melhorar esta sociedade.


Ao longo do tempo, várias instituições, como a família, os clãs, igreja e as tribos, foram responsáveis pelo processo educativo; mas com a chegada da idade moderna, a escola tornou-se a principal instituição para a realização do processo educativo.

Logicamente os conhecimentos transmitidos pela escola sofrem influência dos preceitos da sociedade, do local onde esta instalada e do poder politico; ou seja, o meio interfere no tipo de ensino, e na forma como os conhecimentos e códigos morais serão disseminados pela escola, com o objetivo de formar seres humanos com valores compatíveis com a sociedade em que vivem. A influência política ocorre especialmente na escola pública, pois ela é gerida pelo Estado e sofre todas as consequências das oscilações econômicas e do jogo político, que não raras vezes, coloca a educação em segundo plano.



__________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.





Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário