Psicologia de Desenvolvimento
![]() |
Aula 8 |
![]() |
Aula 7 |
![]() |
Aula 6 |
![]() |
Aula 5 |
Semana 2
______________________________________
Atividade das videoaulas 05 à 08
Déficit Cognitivo e a realidade brasileira
Existem duas maneiras de analisar as características do déficit cognitivo e cada uma delas apresenta duas subdivisões quanto a forma de avaliação. Em uma primeira forma de analise, apresentas as seguintes carecterísticas:
- Déficit Real - ocorre quando existe um problema biológico/físico, como por exemplo, uma lesão cerebral.
- Déficit Circunstancial - ocorre devido a algum problema emocional ou psicológico, como é o caso de crianças no momento da separação dos pais.
- Déficit Estrutural - ocorre quando uma criança ou indivíduo não construiu determinadas estruturas lógicas, de forma que não consegue acompanhar seus colegas de turma que está na escola.
- Déficit Funcional - ocorre quando uma criança ou indivíduo não consegue utilizar a estrutura de forma adequada, ou seja, a estrutura lógica está desenvolvida, mas fatores externos, principalmente relacionados com o meio em que vive impedem que utilize essa estrutura de forma adequada,
Pensando na educação infantil, a obrigatoriedade e organização da pré-escola foi uma forma de compensar as diferenças sócio-culturais dos alunos para que a criança chegue na idade de aprendizado com seu desenvolvimento cognitivo adequado.

A concepção escola homogeneizadora criada no século XIX pregava que todas as pessoas seriam iguais e que poderiam aprender da mesma forma. Nesta concepção a escola desconsidera as diferenças, o que provocou algumas situações de exclusão, pois aqueles alunos que tinha algum déficit cognitivo acabavam relegados.
Hoje, as teorias mais aceitas entendem que a diversidade é o normal e esta diversidade deve ser a matéria prima para uma educação de qualidade, e não um problema a ser enfrentado nas salas de aula. Entre as atividades desenvolvidas pelas escolas, os trabalhos em grupo são uma das maneiras encontradas pelos educadores como forma de aproveitar as diferenças entre os indivíduos pois provoca a troca do conhecimentos e minimiza a importância de qualquer déficit de desenvolvimento circunstancial.
Quando pensamos em diversidade cultural e aprendizagem, os estudos da psicologia estabelecem três formas principais de explicar as diferenças de desenvolvimento entre as pessoas e/ou grupos:
1) Diferenças entre pessoas e grupos culturais
Nesta concepção, a inteligência é um dom inato, não se preocupava com as especificidades e pertencer a uma cultura define os limites do desenvolvimento. Nesta concepção, o fracasso escolar quando ocorre é culpa dos alunos. Essa teoria influenciou as políticas de educação empregadas nos anos 60 e 70.
2) Padrões universais de funcionamento psíquico
Nesta concepção, a preocupação de entender o que é comum no desenvolvimento intelectual e psicológico; e as diferenças eram consequências das experiências vividas. Neste concepção, o fracasso escolar era culpa da escola, como instituição que não fez a ponte entre os saberes formais e as competências dos alunos.
3) Abordagem sócio-histórica
Nesta concepção, o desenvolvimento é resultado entre a articulação entre a estrutura biológica e processos históricos e sociais. Nesta teoria, o aprendizado e desenvolvimento são integrados e as diferenças são produto das interações humanas. Vygotsky foi o principal expoente da teoria da abordagem sócio-histórica e esta é concepção mais aceita atualmente pelos estudiosos da psicologia do desenvolvimento.
![]() |
Objetivos da escola para promover o desenvolvimento dos alunos |
A escola através da mediação e da interação tem o papel de levar ao sujeito em formação, o conhecimento cultural, mas respeitando as individualidades e seu contexto de vida.
Além disso é preciso respeitar o estado emocional do indivíduo, pois pesquisas demonstram que estado emocional influenciam na resolução de conflitos morais e com certeza, se o foco for voltado para o campo do desenvolvimento, os resultados serão semelhantes. O sujeito psicológico está sempre vinculado em um determinado conceito e deve ser sempre pensado sob a combinação de todos os seus aspectos, e devemos ter ciência que estes aspectos interagem entre si, de forma que não é possível desconsiderar a importância do emocional para o desenvolvimento do indivíduo.
Outro aspecto a ser considerado no desenvolvimento dos indivíduos está relacionado com a interação de fatores biológicos e como eles influenciam no desenvolvimento psicológico. Existem estudos que comprovam que o cérebro do ser humano muda de acordo com as interações e em comparação com os outros animais, pode-se observar que o humano nasce com uma habilidade neurológica baixa, os chamados instintos naturais são limitados e o seu desenvolvimento ocorre em grande escala ao longo do tempo, o que é exatamente o inverso do verificado em outros animais.
Todos estes aspectos demonstram como é importante levar em consideração as individualidades e que qualquer deficiência cognitiva é circunstancial, pode e deve ser trabalhada pela escola.
_______________________________
RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário