quinta-feira, 23 de abril de 2015

Psicologia de Desenvolvimento - Aulas 1 à 4

Psicologia de Desenvolvimento

https://youtu.be/QWG7mjVbY30
Aula 4
https://youtu.be/t7qYh3CoAHE
Aula 3
https://youtu.be/VARaLKQiTsw
Aula 2
https://youtu.be/I__1zse1d8Q
Aula 1

Semana 1

______________________________________


Atividade das Videoaulas 01 à 04



Psicologia do Desenvolvimento e seus Conceitos Básicos


A Psicologia do Desenvolvimento
tenta entender a evolução
mental dos seres humanos.
Psicologia do Desenvolvimento é uma área de estudo que se preocupa em entender a evolução das crianças ao longo do do tempo, tendo como foco principal o ponto de vista da psicologia, da evolução mental.

Epistemologia significa estudo do conhecimento e para uma melhor compreensão da Psicologia do conhecimento é necessário alguns conhecimentos prévios relacionados aos modelos epistemológicos.

Dentre os modelos epistemológicos, o que é melhor aceito nos dias atuais, é chamado de Interacionismo. Esse modelo adota o conceito que o conhecimento é resultado das interações entre os indivíduos e o meio em que vivem.

Um dos principais estudiosos da Psicologia do Desenvolvimento foi Jean Piaget. Em seu trabalho a principal preocupação foi de avaliar se o desenvolvimento mental das crianças era compatível com a evolução do desenvolvimento físico.
Jean Piaget, um dos maiores estudiosos do desenvolvimento infantil
Seu estudo também constatou que o seu desenvolvimento ocorria em fases, que não era possível pular etapas e que sua evolução dependia da interação com o meio.

Outros autores, como Vydotsky e Wallon também acreditavam que o desenvolvimento é construído na interação com o meio, porém apresentavam quanto a forma como ocorre esta interação.

Uma das variáveis que influenciam no desenvolvimento, é o chamado sujeito psicológico. Nos estumudos os teóricos tomam por base um sujeito idealizado que apresenta o que é de comum em todos os seres humanos, mas na pratica os indivíduos são mais complexos e também sofrem variações, baseadas na forma como são criadas e nos valores da sociedade em que vivem.

Cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento e para uma grande parte dos autores que estudam os processos de desenvolvimento, entendem que neste processo a afetividade não pode ser dissociada.

Ou seja, apesar de cada um destes estudiosos apresentarem teorias com suas especificidades, em todas elas existe algo em comum: a afetividade influencia diretamente no processo de aprendizado e apesar de serem estruturas diferentes são inseparáveis e ambas contribuem para o desenvolvimento humano.
 

_________________________________


RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Chegou o momento de elaborar o Portfólio. Ao longo do bimestre, você deve elaborar um documento por semana que reflita sua compreensão acerca das discussões e dos conteúdos abordados nas videoaulas desta disciplina. É desejável a utilização de diferentes linguagens e gêneros textuais: resenhas, músicas, poesias, imagens, fotos, pinturas, sites, etc. O importante é que o/a leitor/a possa acessar o significado que você atribuiu aos conhecimentos veiculados, ou seja, não basta colocar uma foto. Neste caso, será necessário acrescentar também um texto explicativo.





Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário