quarta-feira, 1 de abril de 2015

Filosofia da Educação - Aulas 21 à 24

Filosofia da Educação

Aula 24
Aula 23
Aula 22
Aula 21

Semana 6


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Atividade das Videoaulas 21 à 24


Considere o seguinte trecho do texto do professor Vitor Paro:

A consideração do caráter político da educação em seu sentido restrito tem aparecido com certa insistência, entre os atores escolares, na investigação sobre o papel da organização didático-administrativa da escola pública fundamental, que desenvolvo atualmente. Embora não faltem evidências, entre os educadores da escola, de uma concepção mais ampla de política a orientar a própria prática, há uma significativa tendência a apontar os atributos políticos da educação em termos de sua contribuição para a luta política. A esse respeito, o caráter político da educação escolar aparece associado a uma ou mais das três funções seguintes, que guardam certo paralelismo com os significados da política em seu sentido restrito, anteriormente apontados: 
  1. Dotar os educandos das camadas populares dos conhecimentos e conteúdos culturais em geral, para que estes possam se antepor às ações dos inimigos políticos. É preciso, para disputar com os dominadores em situação de igualdade, dominar os elementos culturais que estes dominam (cf. Saviani, 1983);
  2. Fornecer subsídios teóricos para o desenvolvimento da “competência política” dos educandos, de modo que estes possam neutralizar as manobras políticas dos adversários, conquistando espaços de poder, pela defesa competente e arguta dos projetos políticos que interessam aos dominados; 
  3. Formar uma “consciência política” nos educandos pela posse de conteúdos doutrinários que elevem seu saber a um nível capaz de perceber a injustiça social e de contestar o poder vigente.

Esse modo de considerar a relação entre política e educação parece supor que os atributos políticos da educação são externos a ela, ou seja, é a forma de utilizá-la, e não ela, intrinsecamente, que lhe empresta conotação política. O político precisa, portanto, ser acrescentado à educação para que ela ganhe esse caráter. Esse modo de pensar parece expressar-se bem na insistência com que os educadores, especialmente aqueles mais comprometidos com uma educação progressista, fazem questão de chamar de político-pedagógico (e não simplesmente pedagógico) o plano que orienta as ações na escola. Procura-se fazer o pedagógico político por uma imputação de algo que estaria exterior a ele. Estivesse suposto no entendimento de todos que o pedagógico é necessariamente político, e não se precisaria insistir no qualificativo, dizendo-se apenas “projeto pedagógico”. Ao fim e ao cabo, não deixa de ser bastante saudável para o desenvolvimento da educação todo esse empenho na necessidade de vê-la politicamente, porque isso contribui para tirá-la da posição acrítica de uma neutralidade política que, de fato, não é positiva para os fins da democracia na escola.

Associe essas considerações do professor Paro ao que estivemos apresentando sobre a construção do projeto pedagógico na escola. Você julga que é necessário manter o “político” na denominação do projeto? Por que?



RESPOSTA

Projeto Político Pedagógico é o termo mais adequado a ser adotado.

Na elaboração de um projeto pedagógico, assim como outras ações educacionais não pode ser um processo fechado no qual as determinações são impostas. O processo de criação de um projeto pedagógico precisa dialogar com os educadores e com a  sociedade; precisa entender os anseios dos alunos e para que estes requisitos sejam atendidos, necessariamente, precisa ser uma construção coletiva. 

E quando a sociedade é envolvida e ouvida, estamos praticando uma ação política. Além disso, no próprio trabalho do professor,  assim como no caso da ética, a política é um dos componentes inseridos na sua atividade e cabe ao educador através de suas ações e do provimento de informações, fornecer os subsidios necessários para que o proprio estudante possa inteirar-se dos problemas da sociedade, reconhecer injustiças e buscar os seus direitos.

Portanto, nada mais justo, que o termo "político" esteja incorporado na denominação que damos a um projeto educacional.


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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Ao longo do bimestre deve ser elaborado um documento por semana que contenha a resolução dos exercícios ou atividades propostos para cada videoaula da disciplina. As orientações específicas sobre os exercícios a serem realizados estão disponíveis na Organização Didática de cada semana do bimestre, bem como nos próprios exercícios. O Portfólio deverá conter as resoluções das atividades propostas semanalmente na disciplina.



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