quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Soc., Tecn. e Inovação - Aulas 11 e 12

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DsMwYIuHNSU
Aula 12
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mmM1XDNRlvY
Aula 11

Sociedade, Tecnologia e Inovação

Aulas 11 e 12


________________________________________________


Atividade das Videoaulas 11 e 12

Identifiquem um desafio em sua comunidade ou cidade e criem uma lista de ideias para enfrentar este desafio.



Economia de Água



  1. Usar uma garrafa plástica ou copo na hora de escovar os dentes, encher a garrafa/copo e fechar a torneira. Na hora de enxaguar a boca e lavar a escova, usar a água da garrafa ou copo.
  2. Diminuir o IPTU para imóveis com captação de água de chuva para atividades onde não é necessária que a água seja potável, como a descarga ou a irrigação de jardins, por exemplo.
  3. Quando você cozinhar uma carne, aquela água da carne que você joga fora, use-­a para preparar um molho ou uma sopa.
  4. Você que tem um animal de estimação, quando for trocar a água, não jogue a agua “velha” fora. Use-a para aguar uma planta ou vaso, ou ainda guarde-a para outra ocasião como uma descarga no vaso sanitário.
  5. Quando for lavar sua roupa, coloque um nível de água adequado à quantidade de roupa que vai lavar, e depois você pode reutilizar a água para lavar o banheiro, lavar o quintal ou para descarga.
  6. Enquanto você espera o chuveiro esquentar, coloque um ou mais baldes para encher e use para regar plantas, lavar o carro ou para a descarga.
  7. Verifique periodicamente locais onde possa haver vazamentos na sua residência, não precisa de um alagamento ou água jorrando para ter um vazamento, muitas vezes os vazamento são silenciosos e não afetam tanto a sua conta de água.
  8. Quando for levar seu carro para um lava-rápido, procure um onde use água reciclável ou lavagem com produtos químicos.
  9. Quando for regar suas plantas, não exagere na quantidade de água, lembre-se que não é preciso afogá-las.
  10. Incentivo para compra de lava-louças, pois lavar na máquina consome menos agua do que lavar a louça manualmente.
  11. Incentivo para troca de bacia sanitária com dupla descarga, com uso de menos água para detritos líquidos do que para detritos sólidos.
  12. Incentivo para uso de torneira e chuveiros com temporizador, não somente em comércios e indústrias, mas também nas residências.
  13. Incentivo para troca de chuveiros por duchas; pois as duchas consomem menos água.
  14. Incentivo para que novas construções tenham sistema para reuso de agua e captação de agua de chuva, para reaproveitamento da agua do banho e da máquina de lavar roupas.
  15. Incentivar o lançamento de chuveiros e duchas com temporizador embutido de fabrica.
  16. Criação de Selo de Economia de Água para maquinas de lavar, lava-louças, chuveiros e torneiras; da mesma forma como ocorre com a o Selo de Economia de Energia.
  17. Proibição de lavagem de carros nas residências; ou seja, os veículos poderiam ser lavados somente em empresas com sistema de reuso de agua ou com lavagem através de espuma química.
  18. Tornar obrigatório na construção de edifícios, uso de cuba bipartida, para facilitar enxague de lousa sem desperdício.
  19. Redimensionar cozinhas industriais com relação ao uso da água e criar legislação a respeito.
  20. Aumentar IPTU de condomínios com grandes piscinas.
  21. Implantar legislação e fiscalização para irrigação de jardins com esguicho próprio e com água de reuso.
  22. Implantar legislação para empresas comprovarem treinamentos anuais com relação ao meio ambiente: ciclo e uso da água.
  23. Implantar legislação para empresas adotarem temporizadores em chuveiro e pias, bem como bacias bipartidas em banheiros e vestiários.
  24. Implantar Lei de Responsabilidade Ambiental para governos nas três esferas; sendo monitorados para cumprir cotas destinadas ao investimento e manutenção em infraestrutura tradicional e inovadora de abastecimento de água.
  25. Plano de remoção gradual de comunidades em torno das represas.
  26. Reforma curricular com implantação de disciplina/conteúdo de noções do ciclo e uso da água em todo o ensino superior.
___________________________________

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO

Trabalhem em grupos de 3-5 alunos. Identifiquem um desafio em sua comunidade ou cidade e criem uma lista de ideias para enfrentar este desafio. Criem tantas ideias quanto for possível (no mínimo 20).



Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário