Expoentes e Logaritmos

Aula 17

Aula 18


O logaritmo é apresentado como um facilitador no momento da realização de cálculos em números muito grandes; tanto positivos, como negativos.
É patente, a importância que o logaritmo teve em outros períodos da história, como exemplo na época das grandes navegações. Ainda hoje, os matemáticos apresentam-no como objeto de muita importancia para a compreensão da realidade; porém na minha concepção, essa não é a verdade.
Sim, é curioso que o logaritmo estejam ligados a contextos como a escala Richter, o pH, decibéis e radioatividade. Porém na prática, tem pouca utilidade para a análise destes casos, pois ninguém mais faz este tipo de cálculo manualmente. Em tempos de era digital, computadores, planilhas eletronicas; o cálculo destas unidades de medida são feitas pelos computadores em questão de segundos; e o simples entendimento dos conceitos já seria o suficiente para o dia a dia da maioria das pessoas.
Mais do que isso, é simples preciosismo dos matemáticos e esforço desnecessário para resolver cálculos, sem qualquer aplicação prática.
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Texto A
Como foi visto em aula, os logaritmos são utilizados para tornar números muito grandes ou muito pequenos mais facilmente perceptíveis, associando-os a números menores. Em vez de 107 ou 10-7, penso nos expoentes 7 ou no -7.
O logaritmo de um número N é apenas o expoente da potência de 10 que expressa o valor de N: log N = n quer dizer que 10n = N.
Na verdade, qualquer outra base poderia ser utilizada, mas a conveniência da base 10 nos cálculos cotidianos torna o começo do estudo por essa base mais natural. Quando a base for diferente de 10, isso precisa ser destacado. Assim, se N = ax então x = logaritmo de N na base a = log aN.
De modo geral, os números que correspondem a potências inteiras da base têm logaritmos inteiros; os outros, têm logaritmos fracionários, sendo a grande maioria números irracionais. Desde o século XVII são construídas tabelas que fornecem os valores aproximados de tais expoentes.
Exercícios
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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO
Nesta semana, a sua avaliação para as Aulas 17 e 18 será composta por duas entregas no Portfólio de Matemática que estão descritas a seguir:
- Para avaliação das aulas 17 e 18 da Semana 5 da disciplina, escreva um resumo pessoal, de 10 a 20 linhas, sobre o significado do tema tratado, registrando em que as aulas contribuíram para revelar o papel da Matemática na compreensão da realidade. Publique sua resposta no Portfólio da disciplina.
- Os exercícios das aulas 17 e 18, foram formuladas a partir de pequenos textos (Texto A, Texto B, Texto C etc.). Para avaliação das aulas 17 e 18, escolha pelo menos UM (1) Texto e resolva os exercícios relacionados ao texto. As respostas devem ser enviadas pelo Portfólio da disciplina.
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