terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Matemática - Aula 27

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ETPzsN-vgE8Matemática e Música


Origens da relação: Quadrivium; O experimento do monocórdio de Pitágoras; harmonia dos sons e a razão entre números inteiros; construção da escala pitagórica (frações de frações). Demonstrações sonoras com violão e metalofone.


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Exercício da Videoaula 27


2. A construção da escala pitagórica baseada em razões entre os quatro números inteiros positivos (1, 2, 3 e 4) está diretamente relacionada à simbologia numérica característica da tradição da antiga Grécia. Para os pitagóricos, os números extrapolavam seu significado quantitativo, relacionando-se diretamente com o mundo e seus objetos. Um exemplo dessa simbologia numérica eram os números triangulares.
O quarto número triangular, chamado Tetractys, era composto justamente pelos quatro números que Pitágoras usou em sua escala: 1, 2, 3 e 4. Somados, formavam a década (1+2+3+4=10), um dos números considerados perfeito pelos pitagóricos. A Tetractys podia representar tanto as consonâncias musicais, como as dimensões do espaço (1-ponto, 2-reta, 3-triângulo, 4-pirâmide) ou  as faculdades cognitivas (1-inteligência; 2-conhecimento; 3-opinião; 4-sentidos). 



Considerando a sequência dos números triangulares formados por pontos, responda às questões:


Exercícios

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RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO

Nesta semana, a sua avaliação para as Aulas 27 e 28 será composta por duas entregas no Portfólio de Matemática que estão descritas a seguir:
  • Os exercícios da aula 27 foram formulados para que pratique aquilo que aprendeu na videoaula. Para avaliação da aula 27, escolha pelo menos UM (1) exercício para resolver. A resposta deve compor o Portfólio da disciplina.
  • Os exercícios da aula 28, foram formulados para que pratique aquilo que aprendeu na videoaula. Para avaliação da aula 28, escolha pelo menos UM (1) exercício para resolver. A resposta deve compor o Portfólio da disciplina. 


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