quarta-feira, 12 de novembro de 2014

História da Educação - Semana 4

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=B7jCuKZprnk
Aula 16
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AQFE8OcFYG8
Aula 15
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sm5CzVZdTvE
Aula 14
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=U2aJb4e3EAc
Aula 13

História da Educação

Aulas 13 à 16


______________________________________

Socialização das entrevistas com professores mais velhos

RECOMENDAÇÕES GERAIS SOBRE PORTFÓLIO

No próximo encontro você irá socializar os resultados das entrevistas com professores mais velhos. Esta atividade será organizada da seguinte forma:
a) Relate para o grupo suas principais constatações acerca das entrevistas.
b) Discuta com seus colegas aspectos comuns e especificidades notadas nos dados levantados.
c) Explore relações entre suas constatações e o conteúdo das aulas e textos indicados.
d) A partir da socialização das entrevistas elabore individualmente um texto.


 ______________________________________

Professores e seus aspectos comuns

 

Em todos os professores pode-se notar algumas características comuns. Dentre as principais semelhanças é a motivação para se engajar na profissão; pois ao falar com qualquer docente pode identificar uma paixão pela sua escolha profissional. Não se houve declarações de que a carreira foi imposta, que se tornou professor por pressão da família ou de amigos, nem tampouco porque era uma forma de ganhar muito dinheiro.

Por característica, o professor é um apaixonado por sua profissão, começou a lecionar por desejo próprio e acredita no seu potencial de formar cidadãos melhores.

Logicamente, muitos deles perdem parte do seu encanto, outros acomodam-se principalmente aqueles que fazem parte da escola pública, muito pelo descaso dos governantes e outros, pelos vícios e maus costumes existentes no serviço publico. Mas independente disso, mesmo aqueles que parecem apáticos, pode-se percebem que lá no fundo, mantém acesa a paixão por sua atividade.

Também pode-se verificar que a grande maioria quando se formaram pertencia a uma classe média baixa, fizeram grandes sacrifícios para concluir seus estudos e boa parte deles estudou em escola pública, outros estudaram no período noturno, tiveram que trabalhar enquanto estudavam e investiam parte de seus vencimentos para realizar cursos extracurriculares para se especializar.

Além disso, a grande maioria considera como os mais indicados, os métodos de ensino nos quais os alunos são o foco da metodologia educacional e o conhecimento não é transmitido do professor para o aluno; e sim, construido pelo próprio aluno, dia a dia através de ações motivadoras e troca de experiências, onde cabe ao professor o papel de orientar, mediar e motivar os alunos durante o processo de aprendizagem.



Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário