sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Leitura e Prod. de Textos - Aula 25

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=I65fMGbUGKQProblemas de Redação


Redação: O grande fantasma dos estudantes
Na maioria dos estudos sobre os problemas de redação, são analisados principalmente os problemas relacionados à coerência e a análise do texto como um todo.
 
Após a Redação passar a ser obrigatório na FUVEST no final da década de 70, vários estudiosos passaram a analisar e categorizar os principais problemas apresentados na produção das redações.
 
Alguns problemas comuns na estrutura das redações são:
  • Desajuste de Tópico – ocorre quando ideias secundárias destoam do tópico principal do paragrafo.
  • Truncamento de Enunciados – ausência de elementos que fazem a conexão entre orações e provocam uma falta de clareza.
  • Uso Incorreto de Sintagmas – Trata-se do uso incorreto de palavras ou expressões por desconhecer o sentido das palavras, normalmente ocorre no uso de palavras que tem redação semelhante, mas com sentidos diferentes.
  • Redundância – é a repetição excessiva de palavras e ideias, de forma que o texto não flui, ou seja, não apresenta uma sequencia de ideias e torna-se cansativo.
  • Uso Excessivo de Clichês – é o uso de ideias prontas, o uso de expressões comuns e já utilizadas com frequência o que demonstra a falta de ideias e se exagerado, pode até chocar pela falta de criatividade.
  • Discurso Exortativo – é o resultado de concepção que o que o autor do texto de uma redação deve assumir uma posição a defender em um texto, normalmente utilizado ao final das redações escolares e que se mal empregado dá um ar de artificialidade e falta de embasamento sobre o tema.



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