Diferentes Formas de Produzir
um Texto em Aulas de Ciências
Ciências são uma forma de construir o conhecimento sobre o mundo natural, a partir da lógica e objetividade; e são fundamentadas em características sociais e históricas.
Alfabetização Científica está relacionada à ideia de dar aos estudantes o conhecimento das ciências e sua linguagem, de forma que possam entender determinadas situações, tomar decisões e se posicionar sobre estas situações. Trata-se de uma nova forma de cultura, que permite aos alunos tenha contato com as praticas da ciência e devolver atitudes de construção do conhecimento.
Para alcançar a Alfabetização Científica devem ser trabalhados a compreensão de termos e conceitos básicos, a compreensão da natureza das ciências e conhecimentos das relações com a sociedade, tecnologia e o ambiente.
Um das formas mais utilizadas na alfabetização científica é o ensino por investigação. Neste processo, é apresentado um problema para os alunos, os alunos fazem experimentos e estabelecem hipóteses, ao longo da atividade, os alunos interagem entre si e encontram soluções para o problema apresentado. As soluções encontradas são debatidas entre o professor e os alunos; e neste processo percebe-se a construção de explicações sobre as ciências, pois conseguem descrever os processos realizados com facilidade e com uma argumentação lógica.
Após o processo de discussão, os alunos devem registrar através da escrita, os processos realizados por eles. Como houve uma compreensão do aluno e o conhecimento começa ser expandido para outras situações; e como o aluno agora, detém esse conhecimento, a produção autoral ocorre naturalmente.
![]() |
Mapa Conceitual: Alfabetização Científica Fonte = http:// |
Para alcançar a Alfabetização Científica devem ser trabalhados a compreensão de termos e conceitos básicos, a compreensão da natureza das ciências e conhecimentos das relações com a sociedade, tecnologia e o ambiente.
![]() |
Ensino por Investigação: Método da Alfabetização Científica |
Após o processo de discussão, os alunos devem registrar através da escrita, os processos realizados por eles. Como houve uma compreensão do aluno e o conhecimento começa ser expandido para outras situações; e como o aluno agora, detém esse conhecimento, a produção autoral ocorre naturalmente.
Nenhum comentário :
Postar um comentário