Futebol Cultura
O futebol ao longo do tempo se globalizou e conforme foi se profissionalizando, conforme isso foi ocorrendo foi perdendo a beleza e o prazer de jogar, somente por jogar.
A popularidade do futebol tem relação por não precisar de equipamentos, por poder ser praticado em qualquer espaço e livre de estruturas caras. Essa popularidade fez com que o futebol se tornasse um fenômeno cultural pela paixão de seus torcedores, pela qualidade de seus jogadores, pelo que representa na sociedade e pelo destaque que o esporte alcançou no âmbito mundial.
![]() |
Futebol: Paixão do Brasileiro |
O futebol no Brasil perdeu a disciplina do modo inglês e incorporou um modo aberto a fantasia. Tornou-se um representante do nosso desprezo natural por esquemas rígidos, nossa preferência pela malícia, pelo molejo e pela falsa ilusão de talento nato, que não precisa de treinamento.
O fascínio do brasileiro pelo futebol não oculta os problemas sociais, mas por vezes, os políticos utilizaram sua popularidade, como válvula de escape para os problemas do país e como forma de elevar a autoestima do brasileiro.
Apesar do futebol ter se tornado um negócio, ainda é um elemento forte da cultura, ainda é uma paixão. Para que essa paixão permaneça, é preciso que o futebol mantenha suas características culturais, ou seja, deve ser pensado sob o ponto de vista da diversidade, da falta de compromisso, do jogo como diversão; e não sob o ponto de um negócio altamente rentável.
![]() |
Clique aqui e visite as exposições virtuais do Museu do Futebol |
Nenhum comentário :
Postar um comentário