sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Cultura Brasileira - Aula 6

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VvkD6iSBDFwCultura e Religião


É impossível negar a importância da religião na vida pessoal dos brasileiros e a influencia que as entidades religiosas tiveram na nossa cultura, política e economia.

Cristo Redentor: Símbolo da religiosidade brasileira
Em decorrência da colonização portuguesa, o catolicismo se tornou a religião com mais seguidores no Brasil, mas não é a única. Várias crenças religiosas de diferentes origens, são praticadas no nosso país.

O brasileiro sempre se utilizou das crenças como uma forma de se sentir protegido, para tentar achar uma justificativa e ao mesmo tempo paz interior de forma a compensar as injustiças, a falta de oportunidades e a desigualdade que sempre atingiu o povo brasileiro.

Para alcançar este objetivo é comum o brasileiro cultuar várias religiões ao mesmo tempo ou então, migrar constantemente de uma para outra; gerando uma mistura de religiosidades que convivem pacificamente e muitas vezes, se complementam.

Nas práticas religiosas, o brasileiro deseja estabelecer um elo pessoal com o divino, deseja estabelecer uma proximidade, uma sensação de igualdade; mas não utiliza as orações como a principal forma de sensibilizar as divindades, preferindo a utilizar-se de promessas e oferendas como forma de agradar.

A partir do inicio deste século observa-se algumas mudanças relacionadas às práticas religiosas no Brasil. É possível observar que o papel de influência que as entidades religiosas exerciam sobre as decisões políticas e econômicas diminuíram consideravelmente, a sociedade está mais laica. Outra mudança refere-se à perda de poder e de seguidores da Igreja Católica. Pode ser observado um aumento considerável no número de seitas e a crescente utilização dos veículos de comunicação em massa a serviço das religiões.

Ou seja, a cultura religiosa permanece; como menos poder sobre o Estado, mas ainda sendo o pilar que dá sustentação e esperança ao sofrido povo brasileiro.





Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário