Consumo Cultural
A cultura pode ser pensada de formas diferentes.
Uma das opções de análise é pensar a cultura como antropologia, onde é feita uma tentativa de entender o ser humano a partir do ponto de vista de uma comunidade. Outra opção, é pensar a Cultura como o conhecimento sobre as obras produzidas pela criatividade humana (Livros, quadros, músicas, etc.) e que algum dia, tivemos acesso. Uma terceira opção é pensar a cultura como as experiências adquiridas que ampliam nosso conhecimento e abrem horizontes.
![]() |
A cultura tem o poder de aumentar nossos horizontes. |
Em qualquer tipo de estudo, é importante pensarmos no universo a ser estudado. Isso ocorre porque a cultura tem propriedades próprias em cada região ou pais; pois práticas que são comuns em determinada sociedades, são totalmente rejeitadas e até mesmo consideradas ofensivas em outras sociedades.
É perceptível que pessoas com mais experiências culturais, se tornam mais exigentes quanto à qualidade dos produtos culturais, mais difíceis de serem enganados e cada vez mais seletivos. Quando as pessoas têm poucas experiências culturais, aceitam com mais facilidade obras de baixa qualidade, deixam de fazer escolhas e aceitam os produtos culturais impostos por outros.
A partir do momento que o consumo cultural é elevado, uma pessoa adquire e amplia seus conhecimentos, conhece as opiniões de outras pessoas, consegue enxergar o mundo sob novos prismas, não se deixa enganar com facilidade, aprende a respeitar diferenças e principalmente, a fazer escolhas com mais qualidade e de forma independente.
Nenhum comentário :
Postar um comentário