Tradição e Cultura de Massa
Manter uma tradição cultural no Brasil é extremamente difícil, em minha opinião, diria que é uma utopia.
São as próprias características da cultura brasileira que tornam esse processo praticamente impossível. A cultura brasileira é dinâmica, segmentada, multicultural e multirracial; e estas características únicas em alguns momentos atuam de forma negativa na preservação de uma memória cultural.
Em alguns momentos da história, o brasileiro incorpora um espírito nacionalista e prega a valorização sua cultura; porém em outros ciclos, essa diversidade e dinamismo da cultura brasileira faz com que abandonemos nossos valores culturais, passemos a valorizar a novidade e a incorporar valores de outras culturas.
Além disso, até pelas dimensões do país, temos algumas tradições culturais que são regionais e até por um certo preconceito, não conseguem ser disseminadas em outras partes do Brasil.
![]() |
Cultura de massa: Produto de consumo, a qualidade é o que menos importa |
Outro fator de influencia e mudanças dos movimentos culturais é a cultura de massa, que além de pouco valorizar as tradições culturais, faz com que tanto a cultura popular, como a cultura produzida pela elite, sejam abafadas. A massificação provoca um nivelamento dos gostos, tanto da elite, como dos mais humildes; e sem perceber a grande maioria da população acaba aderindo ao modelo cultural produzido e divulgado pelos meios de comunicação de massa.
Os meios de comunicação, como por exemplo: as redes de TV e rádios produzem uma programação que não privilegia a qualidade cultural e sim, tem como principal objetivo produzir transformar todo e qualquer movimento cultural em um produto de consumo e com isso possam obter lucro através de anunciantes.
Creio que se não houver uma mudança, se a cultura de massa não perder um pouco de sua força e entrarmos em um novo ciclo onde haja um maior equilíbrio entre os movimentos culturais; algumas tradições culturais serão extintas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário