sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cultura Brasileira - Aula 2

Assista a Vídeo-Aula 

A Língua na Cultura Brasileira


A língua portuguesa é considerada por muitos estudiosos como um fator de união do Brasil, pois num país de um tamanho continental, com tantos contrastes e histórico de injustiça social, ter um mesmo idioma é um fator que facilita a interação.

A língua portuguesa utilizada no Brasil se afastou do original europeu. Acordos ortográficos recentemente implantados vem tentando aproximar os países de língua portuguesa, mas na prática, as diferenças são cada vez maiores.

A língua utilizada no Brasil é resultado de uma mistura étnica, das relações socioeconômicas, das experiências das gerações passadas e ainda hoje, continua se alterando; em decorrência de nossas próprias experiências, em decorrência dos avanços tecnológicos e da interação com outros países, consequência da globalização.

Quando o Brasil foi colonizado, inicialmente a língua mais utilizada era uma variação do tupi e os jesuítas com o objetivo de catequizar os indígenas, assumiram a função de educadores.

Na metade do século XVIII, o Marques de Pombal promoveu uma reforma radical, expulsou os jesuítas, assumiu a responsabilidade sobre a educação e oficializou a língua portuguesa como a língua oficial da colônia.

Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal
A língua portuguesa europeia, sofreu alterações, com o contato dos indígenas e principalmente com a influência dos africanos, passou a ser menos autoritária;  pois os negros para se proteger falavam de forma mais branda. Além disso, o uso de formas neutras e gentileza facilitavam a interação, simulavam a proximidade pois desta forma defendiam-se das injustiças e minimizavam a desigualdade das relações entre senhores de engenho e escravos; e sem que se percebesse, os portugueses foram incorporando estas práticas no seu dia a dia. 

Imprimir Post

Nenhum comentário :

Postar um comentário